O Dia Internacional do Combate à Corrupção foi celebrado no sábado (9).  Dois padres deram cinco dicas para evitar cair nesta tentação.

O Dia Internacional do Combate à Corrupção incentiva a luta contra este flagelo que “tem repercussões negativas em todos os aspectos da sociedade e está profundamente ligado aos conflitos e à instabilidade, pondo em perigo o desenvolvimento social e econômico e as instituições democráticas e o Estado de direito”, diz o site da ONU.

1 e 2.- Vida de graça e oração

O padre espanhol Juan Manuel Góngora, que tem dezenas de milhares de seguidores no Twitter, disse que para não cair na “corrupção/tentação” precisamos de “uma vida de graça sacramental e de perseverança cristã na oração”.

“Acredito que sejam as únicas chaves para superar a concupiscência que se esconde na corrupção ligada ao poder político, econômico ou social”, disse o padre à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI.

3.- Educar na virtude

O padre Francisco Javier “Patxi” Bronchalo, da diocese espanhola de Getafe, disse que “a educação na virtude desde a infância, tanto nas famílias como nas escolas e paróquias, é fundamental”.

Isto significa que é necessário “educar nas disposições habituais para fazer o bem”, disse ele.

4.- Educar no amor

O padre falou ainda da importância de educar “no amor que Jesus nos ensina no Evangelho, que não é dar o que sobra, mas dar tudo. E amar o outro dando a vida por ele.”

5.- Educar para a política

O padre Bronchalo disse também que para não cair em tentação é importante “educar também para a política, que, como disse são Tomás, é uma forma elevada de caridade”. “Sobretudo aí devemos ensinar e educar no amor que Cristo nos ensina”, disse o padre.

“Para evitar a corrupção, é necessário então pregar o Evangelho”, concluiu.