Uma nova estátua da beata brasileira Nhá Chica será recebida amanhã (9), às 17h, no portal de Baependi (MG).  A estátua da beata demorou 11 meses para ser elaborada e foi criada pelo artesão de Acari (RN), Ambrósio Córdula.

Depois do acolhimento da imagem, ela será colocada no espaço celebrativo do santuário Nhá Chica, junto ao livro de ouro, onde estão os nomes de todas as pessoas que ajudaram na aquisição do monumento.

Segundo o santuário, este livro será colocado aos pés da imagem após a missa das 19h.

Francisca de Paula de Jesus, conhecida como Nhá Chica nasceu filha de uma ex-escrava e pai desconhecido em Santo Antônio do Rio das Mortes, distrito de São João Del-Rei (MG) e foi batizada em 1810, na igreja Santo Antônio. Ainda criança foi morar em Baependi (MG) e era devota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e nada fazia sem primeiro consultá-la. Chamava Nossa Senhora de "Minha Sinhá" que significa: "Minha Senhora”.

Nhá Chica era analfabeta e tinha o desejo de ler a Palavra de Deus, mas se contentava com pessoas que liam para ela, e a fazia feliz. Compôs uma Novena à Nossa Senhora da Conceição e em Sua honra construiu ao lado de sua casa uma igrejinha, onde venerava a imagem de Nossa Senhora da Conceição que era de sua mãe. Até hoje essa Imagem permanece na sala da casa onde viveu.

Em Baependi, durante sua juventude era procurada para dar conselhos e fazer orações Muitas pessoas não tomavam decisões sem primeiro consultá-la e para muitos era considerada uma "santa”. E com esta fama, muitos peregrinavam para pedir conselhos e orações e a todos ela ouvia com paciência e dedicação, somente nas sextas feiras que não atendia a ninguém, pois se dedicava ainda mais à oração e à penitência.

Nhá Chica morreu aos 87 anos, no dia 14 de junho de 1895 e foi sepultada no dia 18 de junho, no interior da igrejinha que ela construiu. Algumas pessoas relatam que durante os quatro dias de seu velório sentiam exalar do seu corpo um misterioso perfume de rosas. Este odor também foi sentido no dia do seu sepultamento e depois 103 anos na exumação do seu corpo, por Autoridades Eclesiásticas e por membros do Tribunal Eclesiástico pela Causa de Beatificação de Nhá Chica. Em 1991, Nhá Chica recebeu o título de “Serva de Deus”. E foi beatificada no dia 4 de maio de 2013 em Baependi (MG), pelo prefeito da Congregação para a Causa dos Santos, o cardeal Angelo Amato, que anunciou que a festa litúrgica em memória de Nhá Chica seria dia 14 de junho.

.