O secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolín, representará a Santa Sé na conferência sobre as mudanças climáticas que acontece neste fim de semana em Dubai. O papa Francisco participaria da COP 28, mas teve que cancelar a sua viagem por problemas de saúde.

Segundo Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, o cardeal Parolin coordenará a delegação da Santa Sé, que já está em Dubai para a COP28 para dar “a contribuição que o Santo Padre teria desejado”.

Amanhã (2), o papa deveria discursar durante a chamada “Conferência das Partes”, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combater as mudanças climáticas.

No domingo (3), o cardeal participará da prevista inauguração do Pavilhão da Fé junto com o prefeito do Dicastério para o Diálogo Inter-religioso, cardeal Ayuso Guixot.

Na última terça-feira, Matteo Bruni informou que a visita do papa Francisco aos Emirados Árabes Unidos foi cancelada por recomendação dos médicos por causa de seus problemas de saúde.

O papa, que está gripado desde o último sábado (25), continua com uma inflamação nos pulmões que lhe causa dificuldades respiratórias.

Durante a audiência de ontem (30) com os participantes do seminário “Ética na gestão em saúde”, ele falou sobre sua saúde: “O médico não me deixou ir para Dubai. A razão é que lá faz muito calor e você passa do calor para o ar-condicionado”.

Ele disse que isso não seria conveniente. “Agradeço a Deus por não ter sido pneumonia. É uma bronquite muito aguda e infecciosa. Não tenho mais febre, mas continuo com antibióticos”.

O cardeal Pietro Parolin disse aos meios de comunicação de Roma que o papa “está se recuperando” e que “decidiu não se expor a riscos e se recuperar logo”, conforme orientação dos médicos.