O papa Francisco acrescentou onze novos membros ao escritório da Santa Sé que se concentra no apostolado leigo e na vida familiar, com dois casais e quatro filiados a movimentos eclesiais.

A Santa Sé anunciou na última sexta (25) as escolhas do papa ao Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida.

Os novos membros incluem o professor de finanças Joseph Teyu Chou, e a fundadora e diretora do Centro Pastoral de Casamento e Família da Conferência Episcopal Regional Chinesa de Taiwan, Clare Jiayann Yeh.

Outro casal escolhido para o dicastério são os gestores internacionais da pastoral do casamento e da família Amour e Vérité, iniciativa da Comunidade Emmanuel, associação pública de fiéis fundada na França, Benoit e Véronique Rabourdin.

Os casais da França e de Taiwan juntam-se a um casal polonês que já é parte do dicastério. Agora são três casais entre os 28 membros do escritório da Santa Sé.

Francisco também nomeou associados a movimentos eclesiais, como o diretor do centro internacional do movimento leigo Comunhão e Libertação e membro da Fraternidade Sacerdotal de São Carlos Borromeu, padre Andrea D'Auria.

Fundado na Itália, o movimento Comunhão e Libertação tem cerca de 60 mil membros em todo o mundo.

A presidente da Obra de Maria (Movimento dos Focolares), Margaret Karram, que participou da recente assembleia do Sínodo da Sinodalidade no Vaticano, e o reitor do Universidade do Sagrado Coração, em Roma, administrada pela Opus Dei, padre Luis Felipe Navarro Marfá, também foram nomeados.

O dicastério para os Leigos, a Família e a Vida supervisiona a maioria dos movimentos católicos e mantém o Diretório das Associações Internacionais de Fiéis.

Três acadêmicas leigas também estão entre os novos membros: especialista chilena em prevenção de abusos do Chile, Ana María Celis Brunet; a diretora do Centro de Pesquisas e Estudos em Saúde Procriativa da Universidade do Sagrado Coração na Itália, Maria Luisa Di Pietro; e a professora espanhola de direito matrimonial, Carmen Peña Garcia.

No total, o escritório da Santa Sé tem agora oito mulheres entre os 28 membros.

O único bispo adicionado ao dicastério foi o arcebispo de Sevilha, na Espanha, Josep Àngel Saiz Meneses. Onze dos membros do dicastério pertencem agora ao episcopado, incluindo o prefeito do Dicastério para a Doutrina da Fé, o cardeal Victor Manuel Fernández, o arcebispo de San Diego, Robert McElroy, e o arcebispo de Washington, D.C., Wilton Gregory.

O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida foi criado em 2016, quando o papa Francisco combinou os antigos conselhos pontifícios para os leigos e a família. Segundo os seus estatutos, o dicastério tem a responsabilidade “pela promoção da vida e do apostolado dos fiéis leigos, pela pastoral dos jovens, da família e da sua missão, seguindo o plano de Deus e pela proteção e apoio da vida humana.”