O papa Francisco almoçou hoje (19) com 1200 pessoas na Sala Paulo VI, no Vaticano, por ocasião do Dia Mundial dos Pobres.

As pessoas que almoçaram com o papa também participaram da missa celebrada esta manhã na basílica de São Pedro, na qual participaram cerca de cinco mil pessoas.

O almoço de hoje foi doado pelos Hotéis Hilton da Itália. No cardápio, havia canelones recheados com ricota romana e espinafre ao molho de queijo parmesão reggiano. Como segundo prato foram servidas almôndegas de carne branca salteadas, velouté de tomate San Marzano e manjericão com purê de couve-flor. De sobremesa houve o tradicional tiramisu e petit fours, ou seja, bolos pequenos e variados.

O papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres desde 2017, com a intenção de que a Igreja ultrapasse os seus muros para encontrar a pobreza nos múltiplos significados em que ela se manifesta no mundo de hoje.

Na mensagem para o Dia Mundial dos Pobres deste ano, o Francisco disse: Empenhamo-nos todos os dias no acolhimento dos pobres, mas não basta; a pobreza permeia as nossas cidades como um rio que engrossa sempre mais até extravasar; e parece submergir-nos, pois o grito dos irmãos e irmãs que pedem ajuda, apoio e solidariedade ergue-se cada vez mais forte”.

“Por isso, no domingo que antecede a festa de Jesus Cristo, Rei do Universo, reunimo-nos ao redor da sua Mesa para voltar a receber d’Ele o dom e o compromisso de viver a pobreza e servir os pobres”.