O papa Francisco terá no início de dezembro dois compromissos importantes aos quais não costuma faltar: o ato de veneração da Virgem Maria na Solenidade da Imaculada Conceição e a santa missa no dia de Nossa Senhora de Guadalupe.

A Santa Sé publicou o calendário das celebrações litúrgicas que o papa realizará na primeira quinzena do mês de dezembro.

Como é tradição, no dia 8 de dezembro, Solenidade da Imaculada Conceição, o papa celebrará um ato de veneração a Nossa Senhora.

Ele irá à embaixada espanhola no Vaticano, na conhecida Praça de Espanha, para oferecer à Virgem um ramo de flores e rezar pelas suas intenções.

Em dezembro de 2022 o papa se emocionou quando pediu pelo povo ucraniano e “pela paz que há tanto tempo pedimos ao Senhor”.

Ao dizer estas palavras, teve que parar por causa da emoção e foi aplaudido pelos presentes. Só alguns momentos depois ele conseguiu retomar sua oração.

Um ano depois, a guerra continua na Ucrânia e os conflitos no mundo intensificaram-se, especialmente na Terra Santa.

Poucos dias depois, no dia 12 de dezembro, o papa Francisco celebrará a tradicional missa do dia de Nossa Senhora de Guadalupe na Basílica de São Pedro, no Vaticano.