A catedral de Sevilha acolhe amanhã (18) a cerimônia de beatificação dos 20 mártires da perseguição religiosa do século XX na Espanha, que será celebrada pelo cardeal Marcello Semeraro, prefeito do Dicastério para as Causas dos Santos.

O martírio de Manuel González-Serna Rodríguez e 19 companheiros foi aprovado em junho passado, mas os primeiros trabalhos datam de 2012, embora a abertura oficial da fase diocesana da causa tenha ocorrido em 2014, que foi encerrada dois anos depois.

Sete anos depois, a arquidiocese de Sevilha terá a partir de amanhã 20 novos beatos: 10 padres, um seminarista e nove leigos (entre eles, uma mulher).

Todos foram mortos por ódio à fé no início da Guerra Civil Espanhola (exceto um, martirizado na véspera do levante militar), nos meses de julho e agosto de 1936.

Segundo as informações fornecidas pela arquidiocese de Sevilha, os seus martírios ocorreram “após detenção e sem julgamento prévio, num clima de perseguição a qualquer pessoa que professasse ser membro da Igreja Católica”.

Os novos beatos são os seguintes:

Padre Manuel González-Serna Rodríguez

Nasceu em 1880, foi ordenado padre em 1911 e fez o seu trabalho pastoral na cidade de Constantina. Ele sofreu perseguição antirreligiosa desde o início da década de 1930.

Foi preso em 19 de julho de 1936, foi maltratado e hostilizado durante vários dias até seu assassinato na paróquia, no dia 23. Seu corpo foi profanado e objeto de escárnio público junto com o de María Dolores Sobrino.

Maria Dolores Sobrino

Nasceu em 1868, María Dolores era casada. Pouco depois do início da guerra, o seu marido foi morto e a sua casa saqueada. Após o assassinato do padre González-Serna, ela foi presa.

Uma multidão empurrou-a para a paróquia de Constantina, onde lhe mostraram o corpo do padre martirizado. Quando ela repreendeu a vileza de seus sequestradores, foi morta a tiros à queima-roupa e ridicularizada ao lado do padre.

Padre Francisco de Asís Arias Rivas

Ele foi ordenado padre em 1919, o martírio chegou a ele junto com seu pároco quando era pároco por quase 20 anos na cidade de Lora del Río, onde fez intenso trabalho pastoral e educativo.

Sofreu os rigores do laicismo, que tentou secularizar o cemitério e apropriar-se dos bens da igreja. Preso no início do conflito armado, foi perseguido, mas procurou sempre consolar os seus companheiros de infortúnio. Foi fuzilado na madrugada de 1 de agosto de 1936.

Padre Juan María Coca Saavedra

Nasceu no dia de Natal de 1884 e era muito popular entre a população de Lora del Río por causa do seu apostolado como diretor da escola Ave Maria. Antes do início da guerra, conseguiu preservar a imagem da Santíssima Virgem das multidões que a queriam queimar.

Preso com o padre Arias, foi atacado com uma faca quando o conduziam, algemado, ao local de sua execução.

José María Rojas

Natural de Sevilha, tinha 26 anos quando se preparava para os concursos em Madrid. No verão, decidiu tirar uns dias de descanso com a sua família. Na segunda-feira, 20 de julho, depois de ter assistido à Santa Missa, foi preso sem acusação e detido na Casa do Povo de Marchena, sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE).

Mais em

Perante o avanço das tropas nacionais, os milicianos fugiram, mas não sem antes dispararem contra ele e deixá-lo gravemente ferido. Depois de receber os sacramentos e de expressar o seu perdão aos agressores, morreu no dia 25 de julho, dia de são Tiago apóstolo, padroeiro da Espanha.

Manoel Luque Ramos

Este leigo era sacristão em Marchena. No dia 18 de julho, um sábado, um grupo invadiu a igreja paroquial durante a celebração da missa, à qual assistiam algumas religiosas. Manuel Luque conseguiu expulsá-los da igreja para que a celebração pudesse continuar. No dia seguinte, foi preso na Casa do Povo, onde se encontrou com José María Rojas. Foi também ferido a tiro durante a fuga das forças anticristãs e morreu no dia 21.

Agustín Alcalá Heinke

Este empresário, nascido em 1872, procurou aplicar a Doutrina Social da Igreja nos seus negócios, o que lhe rendeu grande prestígio. As suas frequentes colaborações com entidades religiosas, como as Conferências de São Vicente de Paulo, não diminuíram com a intensificação da perseguição religiosa.

Na sexta-feira, 17 de julho, horas antes do início da guerra, ele foi morto a tiros quando voltava de uma doação aos mais necessitados. Seu compromisso social cristão foi a causa de seu assassinato.

Padre José Vigília Cabrerizo

Ele nasceu na província de Granada, morreu aos 30 anos em Sevilha, no dia 19 de julho de 1936. Poucos meses antes, em maio, a tomada da capela de São Jerónimo obrigou-o a procurar refúgio entre os seus familiares na capital de Sevilha.

Numa ação de elementos da Frente Popular em busca de partidários do levantamento militar que acabava de ocorrer, uma bala perdida feriu-o quando saía de casa de braços dados com a mãe, revelando a sua condição de padre. O líder do partido ordenou que ele fosse abatido, mas uma de suas irmãs salvou sua vida saltando sobre ele para protegê-lo. Gravemente ferido, ele morreu no dia seguinte depois de perdoar seus agressores.

Padre Antonio Jesús Díaz Ramos

Natural de Huelva, foi pároco na cidade sevilhana de Cazalla de la Sierra, onde teve que enfrentar as autoridades laicistas locais que o impediam de transportar o Viático em procissão, tocar sinos ou fazer os responsórios católicos nos enterros.

Ele foi preso no dia 18 de julho e sofreu ameaças e ridicularizações durante seu cativeiro, que durou 18 dias. Ele morreu no dia 5 de agosto, após ser baleado no pátio do presídio

Enrique Palacios Monrabá

Depois de terminar o primeiro curso de Teologia Sagrada, em junho de 1936, o seminarista Enrique Palacios foi visitar sua família em Cazalla. No dia 20 de julho, segunda-feira, assistiu à missa, rezada pelo coadjutor, uma vez que o pároco, padre Díaz, já havia sido preso.

Lá ele foi preso com seu pai. Seu martírio ocorreu em 5 de agosto.

Manuel Palacios Rodríguez

Pai do seminarista, era natural de Aracena, Huelva. Manuel foi um homem prudente e religioso, que se destacou pela sua generosidade. Em meio ao ambiente anticlerical, entrou para a Ação Popular, partido confessional católico nascido durante a Segunda República.

Ele foi sequestrado junto com seu filho e baleado em 5 de agosto.

Mariano López-Cepero e Muru

Nasceu em Cazalla de la Sierra, fez parte dos representantes do município. A partir desse cargo, promoveu a instalação de centros educativos religiosos e a entronização do Sagrado Coração de Jesus na Câmara Municipal. Membro da Junta Paroquial desde 1932, foi preso logo após o início da guerra e morto em 5 de agosto.

Gabriel López-Cepero e Muru

Nasceu em 1874, estudou no internato jesuíta de El Puerto de Santa María, Cádiz. Ele era casado e tinha seis filhos. Tal como o irmão, fez parte da Junta Paroquial. Deixou por escrito o seu desejo de evitar o sepultamento civil imposto pelas autoridades. Detido junto com seus vizinhos, rezou o terço diariamente durante seu cativeiro, até seu martírio em 5 de agosto.

Cristóbal Pérez Pascual

Este farmacêutico era conhecido pelo desempenho caritativo da sua profissão, trabalho que continuou durante o cativeiro que sofreu com os seus vizinhos de Cazalla de la Sierra, com quem sofreu o mesmo destino. Ele morreu depois de ser baleado no pátio da prisão.

Padre Mariano Caballero Rubio

O padre Caballero sofreu os rigores do anticlericalismo na sua igreja paroquial de Huelva durante os turbulentos anos da Segunda República. No dia 21 de julho de 1936, a igreja foi incendiada, como tinha acontecido com outras igrejas, e ele buscou refúgio.

Ele foi preso na cidade de Punta Umbría. Ao ser transferido para o Governo Civil de Huelva, foi baleado nas costas. Morreu aos 41 anos depois de sangrar até a morte por dois dias.

Padre Pedro Carballo Corrales

Desde outubro de 1919, o padre Carballo desenvolvia o seu trabalho pastoral em Guadalcanal, Sevilha. Após a eclosão da guerra, todos os edifícios religiosos foram saqueados, se não queimados. Preso no dia 20 de julho, ele foi baleado junto com outros 20 presos no dia 6 de agosto, perto do cemitério.

Padre Miguel Borrero Picón

Nasceu em 1873 em Beas, Huelva, foi preso na noite de 19 de julho de 1936 em Utrera, Sevilha, quando se dirigia à Câmara Municipal para pedir a liberdade de alguns vizinhos presos pelo Comitê Revolucionário local.

Durante seu cativeiro, ele preparou completamente a si mesmo e a seus companheiros de prisão, para o que eles sabiam e ra uma morte certa. Os seus carcereiros deram-lhes ordem para abandonarem a masmorra quando souberam da aproximação das tropas nacionais. Assim que atravessou a porta, Padre Borrero foi morto com um tiro no peito. Era 26 de julho de 1936.

Padre Salvador Lobato Pérez

Natural de Cádis, o Padre Salvador era sacerdote na localidade sevilhana de El Saucejo, com sérias dificuldades devido ao ambiente anti-católico da época. Expulso da casa paroquial em 23 de julho, refugiou-se na casa de alguns vizinhos com a sua família.

Em 21 de agosto, foram à sua procura, prenderam-no e, juntamente com o seu irmão, foi levado para a periferia da cidade e fuzilado.

Rafael Lobato Pérez

Na companhia de sua mãe e de seu irmão que era padre, buscou refúgio na casa de amigos após ser expulso da casa paroquial. Depois de ser preso, não querendo deixar o irmão sozinho, sofreu o mesmo destino que ele, até o martírio.

Padre Rafael Machuca e Juárez de Negrón

Nasceu em Estepa, Sevilha, em 1881, por prescrição médica pediu licença para fazer tratamento de águas medicinais em Málaga, onde foi surpreendido pelo início da Guerra Civil. Preso junto com outras 11 pessoas, três das quais também sacerdotes, ele foi preso.

Como represália a um bombardeio do bando nacional, os revolucionários decidiram fazer uma matança de mais de cem pessoas, o que significou a transferência e execução de todas elas junto ao cemitério de São Rafael, no dia 31 de agosto.