Hoje (16) é dia de santa Inês de Assis, irmã de santa Clara, fundadora das Clarissas. Elas eram muito unidas, até no caminho de santidade. Certo dia, Clara viu sua irmã receber três coroas de um anjo.

Segundo o Santoral Franciscano, santa Clara fugiu da casa dos seus pais e, com a ajuda de são Francisco de Assis, refugiou-se depois no mosteiro beneditino do Santo Anjo de Panzo. Dias depois, Catarina, que mais tarde se chamaria Inês, fez o mesmo e foi com a sua irmã para se consagrar ao Senhor.

A família rica de onde provinham não tolerou que outra de suas filhas tenha escapado para entrar para a vida religiosa. Assim, 12 cavaleiros foram em busca de Catarina para devolvê-la para casa. Os homens invadiram o claustro, bateram nela e tentaram arrastá-la. Mas Catarina resistiu bravamente e eles a libertaram.

O próprio são Francisco cortou os cabelos de Catarina, em sinal de consagração a Deus, e “deu-lhe o nome de Inês” (Agnes em latim, que vem de agnus, que significa cordeiro).

Depois, as duas irmãs junto com outras mulheres se estabeleceram na igreja de São Damião. Começaram a ser chamadas de damianitas, até depois da morte de Clara, quando o povo as chamou de Clarissas.

A coroação mística

Segundo a tradição, numa ocasião, quando as duas irmãs estavam em oração, Clara viu a irmã flutuando acima do solo e “coroada com três coroas que um anjo colocava sobre ela de vez em quando”.

No dia seguinte, Clara perguntou à irmã o que ela havia pedido em oração e que visão ela teve. Inês não quis responder, mas por obediência contou-lhe que começou a meditar sobre três coisas: a paciência de Deus diante das ofensas, o amor do Senhor pelos pecadores e o sofrimento das almas do purgatório.

Francisco nomeou Inês abadessa em Florença, por isso as duas irmãs tiveram que se separar. Porém, santa Inês esteve ao lado de Clara durante sua agonia.

Segundo a lenda, a fundadora das Clarissas disse a Inês: "Minha querida irmã, é do agrado de Deus que eu vá embora; mas pare de chorar, pois você logo chegará diante do Senhor, logo depois de mim, e Ele lhe concederá grande consolo antes que eu me afaste de você".

Essa profecia foi cumprida. Santa Clara morreu em 11 de agosto de 1253 e, cerca de três meses depois, em 16 de novembro do mesmo ano, santa Inês, a quem Clara chamou de "virgem prudentíssima", partiu para o céu. Em alguns lugares, seu dia de festa é celebrado em 19 de novembro.