O casamento é um dos momentos mais importantes para quem decide constituir família, e muitos, ao celebrarem o sacramento, desejam obter a bênção papal.

A bênção do papa é um procedimento que deve ser feito através da Esmolaria Apostólica da Santa Sé. Também pode ser solicitada por outros motivos como batismo, primeira comunhão, crisma ou ordenação sacerdotal.

Os pergaminhos são decorados por monjas de clausura, e podem ser pedidos através do site da esmolaria, que informa sobre todos os passos fazer o pedido.

A bênção papal também deve ser solicitada com pelo menos 15 dias de antecedência. É preciso pagar uma taxa que é utilizada para ações de caridade em favor dos mais necessitados.

A Esmolaria Apostólica é o escritório da Santa Sé que tem a tarefa de praticar a caridade em favor dos pobres em nome do papa.

Atualmente, o esmoleiro do papa Francisco é o cardeal Konrad Krajewski, que tem dignidade arcebispal, faz parte da Casa Pontifícia e também participa das celebrações litúrgicas e audiências oficiais do papa Francisco.

Com o objetivo de incentivar a arrecadação de fundos para obras de caridade da esmolaria, o papa Leão XIII delegou ao esmoleiro o poder de conceder a Bênção Apostólica por meio de diplomas em papel pergaminho

Para que estes documentos sejam válidos, devem ser assinados pelo esmoleiro e também ostentar o selo em relevo.

Em 2015, a polícia do Vaticano confiscou cerca de 3,5 mil documentos falsos que seriam vendidos por um total de 70 mil euros.

Dada a tentativa de fraude, a Santa Sé esclareceu que os pergaminhos com bênçãos apostólicas são emitidos apenas pela Esmolaria Apostólica.