As torres dos quatro evangelistas foram abençoadas e iluminadas na Basílica da Sagrada Família, em Barcelona, numa missa rezada pelo núncio apostólico na Espanha, dom Bernardito Auza.

O Templo Expiatório ou Basílica da Sagrada Família, conhecido simplesmente como Sagrada Família, foi projetado por Antoni Gaudí, conhecido como o “arquiteto de Deus”. Ele morreu em 1926. A obra, iniciada em 1882, ainda está em construção. É o monumento mais visitado de Espanha e a igreja mais visitada da Europa, depois da Basílica de São Pedro, no Vaticano. Quando concluída, será a igreja católica mais alta do mundo.

Com as torres dos quatro evangelistas, a Basílica da Sagrada Família já conta com 13 torres concluídas do total de 18.

A arquidiocese de Barcelona informou em seu site que o arcebispo, cardeal Juan José Omella, presidente da Conferência Episcopal Espanhola, pediu que o núncio celebrasse a missa. O arcebispo emérito de Barcelona, ​​cardeal Lluís Martínez Sistach, e o bispo auxiliar, dom David Abadías, concelebraram.

Cerca de 2 mil pessoas assistiram à missa. Autoridades civis como a presidente do parlamento da Catalunha, Anna Erra, e o diretor-geral de Assuntos Religiosos da Generalitat, Carles Armengol, estavam presentes.

No final da celebração, foram acesas as torres dedicadas a são Mateus, são Marcos, são Lucas e são João, os quatro evangelistas. A iluminação, que se prolongará até 8 de janeiro, comemora a conclusão das obras dessas estruturas.

Os evangelistas nos animam a “ser testemunhas do Senhor”

Dom Auza iniciou a sua homilia cumprimentando aqueles que participaram na construção da monumental basílica da Sagrada Família.

Auza disse ainda que as quatro torres “são dedicadas aos santos evangelistas, são Mateus, são Marcos, são Lucas e são João. Cada uma delas nos recorda que os evangelistas, que em uníssono evocam a presença de Cristo, nos exortam a ser testemunhas do Senhor no meio do mundo, através das suas vidas”.

Dom Auza falou depois da visita do papa Bento XVI a Barcelona em 2016, quando dedicou a basílica, e disse que o seu arquiteto, o famoso Antoni Gaudí, “colaborou de forma brilhante na consciência humana aberta ao mundo, iluminada e santificada por Cristo”.

O núncio na Espanha disse também que “as torres dos santos evangelistas, que serão abençoadas, nos levarão a olhar para onde Gaudí realmente olhou, para a Palavra de Deus encarnada em Maria”.

Em 1992, a Associação para a Beatificação de Antoni Gaudí pediu à arquidiocese de Barcelona autorização para divulgar a sua devoção privada. Desde então tem recebido testemunhos de muitos favores atribuídos à intercessão do arquiteto. Nenhum milagre foi reconhecido até agora.

O Dicastério para as Causas dos Santos estuda há alguns anos se Gaudí viveu as virtudes cristãs de forma heroica. Se assim for, e após a aprovação do papa Francisco, ele poderá ser declarado venerável, o primeiro passo para a canonização.

“Em toda a obra da Sagrada Família há uma relação evidente entre forma arquitetônica e simbolismo. Seguindo esta simbologia, as quatro torres inauguradas este ano mostram a importância dos evangelhos para o mundo”, diz a arquidiocese de Barcelona.

O texto diz ainda que as torres carregam dentro de si uma catequese, que aponta para os quatro pontos cardeais.

“São Lucas orientado ao norte, são Mateus ao sul, são Marcos ao oeste e são João ao leste”, continua. “A tradição cristã identificou os quatro evangelistas que representam João com a águia; Lucas com o boi; Marcos com o leão, e Mateus com o homem, para que o tetramorfo de Gaudí se consolide nesta iconografia cristã."

A previsão é que até 2026 seja inaugurada a torre de Jesus, a parte mais alta da basílica, rodeada pelas torres dos quatro evangelistas, “uma forma de simbolizar como o tetramorfo, os quatro evangelistas, transmitem a mesma mensagem de diferentes pontos vista e configuram a figura de Jesus”.