Aproximadamente 22 mil pessoas se reuniram no domingo (5) para participar do tradicional “Terço Vivo”, uma expressão de fé em busca da paz, na cidade de León, estado mexicano de Guanajuato.

Falando à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, o diretor-geral da iniciativa, padre Roberto Guerrero Velázquez, disse que a intenção este ano foi refletir sobre o “compromisso e a responsabilidade de nos cuidar juntos e de construir o tecido social para que a sociedade tenha paz, começando com a paz pessoal e depois a paz familiar”.

O estado de Guanajuato enfrentou desafios relacionados à violência, números recentes do Instituto Nacional de Estatística e Geografia (INEGI) mostram que a entidade registrou o maior número de homicídios durante o ano passado, com 4.329 mortes atribuídas principalmente a “armas de fogo, contato traumático com faca e estrangulamento”.

 

Terço Vivo em León, Guanajuato (México). Gaudium Semanário
Terço Vivo em León, Guanajuato (México). Gaudium Semanário

Durante a cerimônia foram feitas representações e meditações de cada mistério do terço, sob o lema “O Senhor abençoe o seu povo com a paz”. Segundo o padre Guerrero Velázquez, este lema procura promover o “progresso integral da sociedade, independentemente de ideologias ou modas, mas centrado no compromisso com o Reino de Deus”.

O padre mexicano lembrou que esta tradição teve origem há 69 anos, inspirada nas aparições de Nossa Senhora de Fátima em Portugal em 1917, quando foi revelado o poder do terço.

“O terço é uma devoção que nos une e nos permite olhar com os olhos e o coração da nossa amada e santíssima Virgem Maria”, disse.

O padre disse que, ao rezar e meditar, “Deus age [em nós] com uma força libertadora, mas nos incumbe de sermos responsáveis, ou seja, de sermos pessoas melhores. Permite-nos, portanto, ser adubo, força, gérmen e semente do Reino de Deus”.

Terço Vivo em León, Guanajuato (México). Gaudium Semanário.
Terço Vivo em León, Guanajuato (México). Gaudium Semanário.

Durante o evento “Terço Vivo” no estádio León, que tem capacidade para 31.297 pessoas, o arcebispo da cidade, dom Alfonso Cortés, pediu para lutar contra a violência e manifestou a sua solidariedade às famílias que sofreram o seu flagelo.

“A paz é dom do Espírito Santo. Quando a Igreja nasceu, a saudação aos apóstolos era: a paz esteja convosco. E vem da esperança, não pode acontecer sem esperança. A paz é um dom de Deus e devemos construi-la”, disse dom Cortés.