Na noite de ontem (25), os participantes do Sínodo da Sinodalidade se uniram em orações pelo fim das guerras e da violência, através do terço pela paz que foi rezado na basílica de São Pedro.

A oração mariana foi recitada em procissão desde o átrio da basílica vaticana até o altar da cátedra, e foi conduzida pelo arcipreste da basílica de São Pedro, cardeal Mauro Gambetti.

Segundo Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, durante a contemplação dos mistérios gloriosos, os delegados sinodais uniram as suas vozes aos constantes pedidos do papa Francisco para silenciar as armas em conflitos como entre a Rússia e a Ucrânia, e o mais recente entre Israel e o grupo terrorista Hamas.

“Basta de guerra, de violência atroz e sem sentido! Basta de ódio que só alimenta o ódio e nos impede de ver outros caminhos! Basta da lógica da vingança a qualquer custo pelos males sofridos! Basta da desumanidade crescente que faz ouvidos surdos à dor e às lágrimas das crianças, dos idosos, dos deficientes e daqueles que não podem se defender”, disseram os participantes.

Eles manifestaram o desejo de “nos tornar cada vez mais portadores de vida, esperança e paz, especialmente para aqueles que sofrem e estão sujeitos ao horror da violência que devasta tantos povos hoje”.

Os delegados sinodais também pediram à Virgem Maria o dom de ser “uma fonte de encorajamento e esperança para todos aqueles que se sentem desfavorecidos, marginalizados e excluídos”.

Segundo Vatican News, o terço pela paz pretendia ser “um sinal visível do dom de Deus da comunhão para além das diferenças de cada um”.

"Por meio dessa oração mariana, juntos, queremos mostrar que é possível respeitar uns aos outros, encontrar-se e dialogar. Aprender a ouvir o outro escutando o Espírito, sem querer que prevaleça o próprio ponto de vista", disse um dos participantes.