Na segunda-feira (6), o papa Francisco batizou Zakhariy, um bebê ucraniano de 3 meses, na capela da Casa Santa Marta, no Vaticano.

Segundo Vatican News, site de notícias oficial da Santa Sé, o bebê vive com os pais e os nove irmãos em Kamianets-Podilskyi, no oeste da Ucrânia, uma região pouco afetada pela guerra que eclodiu em fevereiro de 2022, após a invasão da Rússia.

Para esta família do Caminho Neocatecumenal, este batismo é “um presente” em meio às dificuldades da guerra. "Enfrentamos tudo graças a Deus, porque Deus sempre cuida da nossa família", disseram.

“Há guerra no país e é muito difícil. Todos estão rezando para que essa guerra termine logo, para que todos os prisioneiros voltem para casa e para que não haja mais mortes”, disse a mãe da menina, Vita, de 35 anos.

“Nunca poderia sequer sonhar que poderíamos estar com o Santo Padre e que ele poderia batizar nosso filho. Mas Deus está fazendo uma história tão maravilhosa conosco, que ainda não entendemos completamente”, acrescentou.

O bispo de Kamianets-Podilskyi dos latinos, dom Leon Dubrawski,  também esteve presente no batismo.

Na Audiência Geral de quarta-feira (8), o papa Francisco pediu aos fiéis que não esqueçam o “povo ucraniano martirizado” que sofre as consequências de uma guerra onde muitas pessoas inocentes morreram.