“A festa litúrgica de depois de amanhã, a Natividade da Bem-Aventurada Virgem Maria, exorta-os a andar sempre, como Maria, nos caminhos do Senhor", disse o papa Francisco na saudação aos fiéis em italiano depois da Audiência Geral de hoje (6). “A Ela, mulher de ternura, confiamos os sofrimentos e as tribulações da querida e atormentada Ucrânia, que tanto sofre. Envio a todos a minha bênção”, continuou o papa.

A celebração da festa da Natividade de Nossa Senhora é conhecida no Oriente desde o século VI. É celebrada no dia 8 de setembro, dia que marca o início do ano litúrgico bizantino, que termina com a Dormição em agosto.

O papa dirigiu também o seu pensamento aos jovens, aos doentes, aos idosos e aos casais recém-casados.

Santo Estanislau, um pastor heroico

Francisco saudou os fiéis e peregrinos poloneses no aniversário da canonização de santo Estanislau, exortando-os a serem fiéis ao Evangelho. Em Roma, também é comemorada a canonização do padroeiro da Polônia, “santo Estanislau, bispo e mártir, ocorrida em Assis há 770 anos”.

“Santo Estanislau, pastor heroico e tenaz de Cracóvia, morreu sob a espada do soberano polonês enquanto defendia o seu povo e a lei de Deus”, recordou o papa sobre o santo polonês.

“Com grande coragem e liberdade interior, santo Estanislau colocou Cristo acima das prioridades do mundo. O seu exemplo, tão atual como sempre, encoraja-os a ser fiéis ao Evangelho, encarnando-o na vida familiar e social. De coração, envio-lhes a minha bênção", acrescentou o papa.

Santo Estanislau nasceu na Polônia em 1036, filho de nobres que o consagraram a Deus desde o nascimento devido às suas orações por um filho. Foi ordenado sacerdote e mais tarde nomeado bispo de Cracóvia em 1072. A sua eloquência e exemplo promoveram a reforma dos costumes entre o clero e os leigos.

Durante o seu tempo, a Polônia foi governada pelo rei Boleslau II. Santo Estanislau enfrentou suas injustiças e tiranias, que levaram à sua excomunhão pelo rei. Enfurecido, o rei tentou matar o bispo, mas falhou devido à intervenção divina. Finalmente, o rei Boleslau II matou santo Estanislau.

Papa Francisco na Audiência Geral de 6 de setembro de 2023. Adi Zace / ACI Prensa.
Papa Francisco na Audiência Geral de 6 de setembro de 2023. Adi Zace / ACI Prensa.

O papa reza pela morte de 12 crianças na África do Sul

No final da Audiência Geral, o papa Francisco manifestou o seu profundo pesar e as suas orações pela morte de mais de 76 pessoas, incluindo 12 crianças, devido a um incêndio ocorrido na semana passada num edifício na cidade de Joanesburgo, África do Sul.

Durante as suas palavras em inglês, o papa disse: “Foi com grande pesar que tomei conhecimento do incêndio que ocorreu em um prédio de cinco andares no centro da cidade de Joanesburgo, na África do Sul, no qual mais de setenta pessoas morreram, inclusive várias crianças”.

“Convido-os a se unirem a mim em oração pelas vítimas. Às famílias, expresso minhas condolências e envio uma bênção especial para elas e para aqueles que estão trabalhando para prestar assistência e apoio”, acrescentou o papa.

Um incêndio atingiu um edifício municipal em Joanesburgo, na África do Sul, onde cerca de 200 famílias pobres viviam ilegalmente. Algumas pessoas foram forçadas a pular das janelas para escapar das chamas.

O balanço de vítimas inclui 76 mortos, entre os quais 12 crianças, e quase 90 feridos. A maioria das pessoas afetadas eram imigrantes do Malawi e da Tanzânia. Segundo o Vatican News, foi aberta uma investigação.