O político espanhol Alejo Vidal-Quadras foi baleado no rosto quando acabava de sair da missa hoje (9), festa da padroeira de Madri, Nossa Senhora da Almudena.

Segundo o Gabinete de Informação de Emergência da Prefeitura de Madri, o ataque com arma de fogo aconteceu a 200 metros da basílica da Conceição de Nossa Senhora, na capital de Espanha.

“A vítima sofreu um ferimento de bala na zona mandibular com orifício de entrada e saída”, segundo a supervisora do SAMUR –Proteção Civil. A Polícia Nacional está encarregada da investigação em coordenação com a Polícia Municipal de Madri.

 

Segundo o jornal espanhol ABC, o agressor, que usava um capacete na cabeça no momento em que atirou, teria fugido com um cúmplice que o esperava em uma motocicleta.

O atentado à vida de Vidal-Quadras aconteceu num momento de grande tensão política na Espanha. Há dias acontecem manifestações em frente à sede do Partido Socialista Operário Espanhol (PSOE), atualmente no poder, por causa da possibilidade cada vez mais próxima de um acordo entre o presidente em exercício, Pedro Sánchez, com representantes do nacionalismo catalão.

Este pacto incluiria uma anistia para os condenados pela tentativa de golpe de Estado secessionista catalão após o referendo ilegal feito em 1 de outubro de 2017.

Vidal-Quadras, de 78 anos, está aposentado da política ativa, mas tinha anunciado a sua participação em uma dessas manifestações na tarde de hoje em Madri através da rede social X (antigo Twitter).

Ao longo da sua carreira política, Vidal-Quadras se distinguiu pela sua oposição ao nacionalismo catalão. Tanto Pedro Sánchez como o líder do Partido Popular, Alberto Núñez Feijoó, e o presidente do Vox, Santiago Abascal, condenaram os acontecimentos através das suas redes sociais.

O padre da diocese de Getafe, Francisco 'Patxi' Bronchalo, pediu orações pelo político ferido e atribuiu à intercessão de Nossa Senhora da Almudena o fato de o político não ter morrido no local após o ataque..

O padre Francisco Delgado, da arquidiocese de Toledo, disse que ofereceu a missa de hoje pelo político agredido “e pela Espanha”.