O arcebispo de Natal (RN), dom João Santos Cardoso, publicou hoje (3), um decreto que institui normas de conduta para o trato com menores e adultos vulneráveis. Através do decreto, foi criada uma ouvidoria, que será a responsável por receber denúncias relacionadas a abuso físico ou psicológico.


O decreto foi publicado após uma reunião do arcebispo com a comissão arquidiocesana de tutela para menores e adultos vulneráveis na manhã de quarta (1°). O documento é baseado na carta apostólica Vos estis lux mundi, escrita pelo papa Francisco em 7 de maio de 2019, que trata dos procedimentos para prevenir e combater o fenômeno dos abusos sexuais dentro da Igreja. As normas contidas na carta foram expandidas e feitas permanentes em 25 de março de 2023, entrando em vigor em 30 de abril.


“A Arquidiocese de Natal se compromete em ‘oferecer, em todas as partes e setores da vida e da atividade pastoral, um espaço sadio, seguro e protegido para as crianças, jovens, idosos e adultos vulneráveis’”, diz uma publicação de hoje (3) sobre a medida nas redes sociais da arquidiocese.

 

A ouvidoria criada pelo decreto vai funcionar no centro pastoral Pio X, localizado no subsolo da catedral metropolitana de Natal, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17 horas. 


As denúncias também poderão ser enviadas para o e-mail ouvidoria@arquidiocesedenatal.org.br ou para o telefone (84) 98131-0883.