O papa Francisco rezou hoje (2) pela paz, esperança e misericórdia na missa pela Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, numa manhã chuvosa no Cemitério de Guerra de Roma.

"Hoje, pensando nos mortos, acarinhando a memória dos mortos e conservando a esperança, peçamos ao Senhor a paz, para que os homens não se matem mais nas guerras", disse o papa em uma homilia improvisada.

O papa lamentou a perda de vidas de tantas pessoas, especialmente dos jovens, na guerra, e disse que nunca poderá haver uma verdadeira vitória por causa do preço que é pago para a alcançar.

"Rezemos ao Senhor pelos nossos mortos, por todos: que o Senhor os receba a todos", disse Francisco. "E rezemos também para que o Senhor tenha piedade de nós e nos dê esperança: a esperança de que seguiremos em frente e estaremos todos com Ele, quando nos chamar. Assim seja".

A missa no cemitério foi celebrada pelo mestre de cerimônias papal, o arcebispo Diego Ravelli.

O pequeno cemitério, onde estão os túmulos de 426 soldados de países da Commonwealth que morreram na Segunda Guerra Mundial, está localizado perto da Pirâmide de Cestius, uma pirâmide da era romana no bairro Ostiense, ao sul do centro histórico de Roma.

Na sua homilia, o papa Francisco disse que a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos o fez pensar na memória e na esperança.

"Memória daqueles que nos precederam, que fizeram suas vidas, que terminaram suas vidas”, disse. Memória de "tantas pessoas que nos fizeram bem, familiares, amigos, memória também daqueles que não fizeram tanto bem, mas que na misericórdia de Deus foram acolhidos, a grande misericórdia do Senhor”, acrescentou.

O papa disse que a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos é também um bom momento para nos debruçarmos sobre a virtude teologal da esperança, a que chamou uma virtude "de todos os dias".

"Eu chamarei de virtude teologal da 'cozinha', porque está à mão e vem sempre em nosso auxílio", disse. "Vivemos nesta tensão entre a memória e a esperança".

Antes da missa, o papa Francisco percorreu o cemitério em oração, empurrado numa cadeira de rodas, e colocou rosas brancas em alguns túmulos.

Depois da missa e antes de regressar ao Vaticano, o papa também parou para um breve momento de oração em frente ao histórico Cemitério Não-Católico para Estrangeiros de Roma, também conhecido como Cemitério Protestante.

O papa Francisco tornou um costume recente celebrar uma missa em um cemitério no dia 2 de novembro para rezar pelos mortos.

De 2016 a 2021, celebrou uma missa em cinco cemitérios diferentes em Roma ou nos arredores. Em 2019, celebrou uma missa nas Catacumbas de Priscila, enquanto em 2022 não visitou um cemitério, mas ofereceu uma missa pelos bispos e cardeais falecidos na basílica de São Pedro - outro costume papal durante a semana dos Dias de Todos os Santos e de Finados.