A Secretaria para a Economia (SPE) da Santa Sé, dirigida pelo prefeito Maximino Caballero Ledo, apresentou ontem (24) o seu novo site. A principal novidade é a seção “Trabalhe Conosco”, onde os leigos podem enviar seus currículos para se candidatar a um emprego na cúria romana.

Caballero disse a Vatican News que um ponto muito importante na reforma econômica da Sé Apostólica é também o que diz respeito ao pessoal, que, “como sempre acontece, é uma das reformas mais complexas a serem implementadas”, porque para cumprir a missão da Santa Sé, são necessárias “pessoas com competência adequada, motivação e, acima de tudo, senso de ética”.

O diretor de Recursos Humanos da Santa Sé, Luis Herrera, disse que esta nova seção no site da SPE é uma resposta direta a como e em que cargo um leigo pode trabalhar para a Santa Sé. “Todas as informações sobre as vagas e as características exigidas do candidato serão publicadas ali. Qualquer pessoa interessada poderá se candidatar por meio do site”, disse.

A SPE busca assim “alcançar a todos e especialmente as pessoas interessadas, que poderão saber imediatamente quais cargos estão disponíveis”.

“Acontece muitas vezes que os dicastérios e escritórios recebem solicitações de pessoal com especializações específicas, por exemplo, linguísticas ou técnicas, que não são fáceis de encontrar. Graças ao novo site, a comunicação entre a oferta e a demanda será facilitada”, disse Herrera.

Para se candidatar a uma vaga específica, os interessados ​​deverão preencher um formulário on-line e apresentar a sua candidatura, inserindo toda a informação curricular exigida sobre as suas competências, experiência e preferências.

Até o momento, estão abertas inscrições para quatro cargos específicos: editor de língua nativa portuguesa, diretor de análise e negociação de valores mobiliários, diretor de compliance e gerente de riscos. Porém, caso a pessoa não encontre uma vaga disponível que se enquadre no seu perfil, poderá enviar o currículo através do site, sem vinculá-lo a um cargo específico, para possíveis vagas futuras.

A SPE diz que “todos aqueles que trabalham na Santa Sé auxiliam o Santo Padre no seu ministério de Pastor da Igreja universal: apesar da diversidade de tarefas e deveres, participam verdadeiramente na atividade única e constante da Santa Sé”, especialmente naquela “preocupação por todas as Igrejas” (2Cor 11,28), que “animou o serviço dos Apóstolos desde os primeiros tempos e que ainda hoje é a prerrogativa essencial dos Sucessores de São Pedro na Sé Romana”.

E destaca que cada pessoa, independentemente do seu estado de vida, que faz parte dos trabalhadores da Santa Sé, “sabe que o seu trabalho representa um verdadeiro instrumento de serviço ao papa e aos bispos e, sobretudo, implica uma responsabilidade eclesial que deve ser vivida no espírito da fé autêntica.”