A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) convidou “todos os cristãos, famílias, paróquias, comunidades religiosas, dioceses e outras instituições eclesiais” a se unirem ao dia de oração e jejum pela paz convocado pelo papa Francisco para 27 de outubro, por causa da guerra entre Israel e o grupo terrorista Hamas, que controla a Faixa de Gaza.

Em um comunicado, a CEP recorda as palavras de Francisco ao final da audiência geral de quarta-feira (18), que “convida-nos a gritar e lutar pela paz”. “Que se ouça o grito de paz dos povos, das pessoas, das crianças! Irmãos e irmãs, a guerra não resolve nenhum problema, apenas semeia a morte e a destruição, aumenta o ódio e multiplica a vingança. A guerra anula o futuro. Exorto os crentes a estarem só de uma parte neste conflito: a da paz; mas não com palavras, com a oração, com a dedicação total”, disse o papa na ocasião.

A CEP recorda que o papa “convida-nos a unirmo-nos aos irmãos e irmãs de outras confissões cristãs e de outras religiões bem como a todos os que se preocupam pela causa da paz no mundo, e pede a todas as Igrejas particulares que participem nesta iniciativa”.

“Invoquemos a Deus para que, por intercessão de Maria Rainha da Paz, derrame a paz no coração do mundo e nos faça a todos seus construtores”, conclui a conferência dos bispos portugueses.