“Rezemos pela paz, meus irmãos, pela paz no mundo, pela paz na Ucrânia, pela paz na Terra Santa. A esta hora, que estamos aqui mais ou menos descansados, contentes e felizes, há crianças, homens, mulheres, idosos a fugir na Terra de Jesus, a fugir da guerra, da morte, da violência. Não está tudo bem”, disse hoje (13) o bispo eleito de Setúbal, Portugal, o cardeal Américo Aguiar, no santuário de Fátima. Ele também pediu que os fiéis rezem pelo papa Francisco e pelo Sínodo da Sinodalidade, que acontece no Vaticano ao longo do mês de outubro. 

Dom Aguiar, que foi criado cardeal pelo papa Francisco no dia 30 de setembro, celebrou a peregrinação internacional aniversária de outubro, em Fátima. A celebração recorda o milagre do sol, quando, em 13 de outubro de 1917, após a aparição de Nossa Senhora aos pastorinhos Jacinta, Francisco e Lúcia, o sol parecia tremer, em uma espécie de “dança”. 

Em sua homilia, o cardeal Aguiar pediu aos milhares de peregrinos presentes no recinto de orações do santuário de Fátima: “Gritemos à Mãe do Céu que queremos paz”, na Ucrânia, na Terra Santa, “como em outros países”. “Que a paz saia da nossa boca, das nossas palavras, mas também do nosso coração”. 

Na noite de ontem (12), dom Aguiar havia feito o mesmo pedido de oração pela paz durante a vigília da peregrinação internacional aniversária. “Quando falamos de Fátima falamos de paz e infelizmente este é um dom que está a faltar”, disse. “Podemos perguntar por que é que há guerra no mundo, não sei explicar (...). Mas sei quem fica a perder: as crianças, os jovens, as mulheres, os pobres, os últimos, os de sempre”, acrescentou. 

Hoje, em sua homilia, o cardeal disse que “nessa paz, também não podemos esquecer o Mediterrâneo”. Ele lembrou que, quando o papa Francisco esteve em Marselha em 22 de setembro, disse que Mediterrâneo se transformou em “um cemitério” devido aos migrantes que morrem tentando chegar à Europa. “Que sejamos capazes de converter esse cemitério do Mediterrâneo em uma autoestrada de amor que permita a construção de sonhos, de famílias e de felicidade nesta velha Europa que somos”, disse o cardeal Aguiar. 

Cardeal oferece seu báculo, cruz episcopal, anel e solidéu a Nossa Senhora 

Ao final da celebração, na capelinha das aparições, o cardeal Américo Aguiar ofereceu à Nossa Senhora de Fátima o báculo que usou na peregrinação aniversária, a cruz peitoral que usou durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, o seu anel e o solidéu cardinalício e o lenço branco que usou na procissão do adeus, momentos antes. 

“Este báculo foi-me oferecido pela Cáritas de Jerusalém, em Belém, por ocasião da minha visita em julho passado por causa da JMJ Lisboa 2023. Vou oferecê-lo a Nossa Senhora, pedindo-Lhe a sua muito especial intercessão pela paz na terra de Jesus, na Ucrânia e em tantas outras geografias e corações”, escreveu em nota prévia. 

“Faço-o como sinal de gratidão pelo apoio incondicional de Nossa Senhora ao que foi a JMJ: preparação e vivência e o que terá de continuar a acontecer nos corações dos jovens peregrinos (...) O anel cardinalício quer significar a consagração desta nova missão 'inesperada' à nossa Mãe”, acrescentou.