Dom Américo Aguiar, que foi o responsável pela Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023, foi nomeado o novo bispo de Setúbal, Portugal. Até então, ele era bispo auxiliar de Lisboa. Dom Aguiar será criado cardeal pelo papa Francisco no consistório do próximo dia 30 de setembro.

“Posso dizer que nasci cardeal em Setúbal (recebi o anúncio da nomeação num armazém da cidade sadina onde fazíamos a montagem dos kits da JMJ), agora sou de Setúbal”, disse dom Américo em uma saudação à sua nova diocese.

O bispo disse que quer seguir um “caminho de entrega, de fidelidade, de capacidade de levar o anúncio do Evangelho, acreditando de corpo e alma que a justiça e a paz são fruto da ação de Deus, sempre que os homens e mulheres de boa vontade assim o permitem”.

Dom Aguiar disse não ter “um programa pastoral escrito, nem decisões previamente tomadas”, mas ter “na memória do coração” algumas palavras ditas pelo papa Francisco durante a JMJ de Lisboa: “a Igreja é de todos e para todos – todos, todos, todos; que nunca olhemos para ninguém de cima para baixo, a não ser para ajudarmos a levantar quem está caído; que sejamos capazes de correr riscos e corajosos a denunciar a pobreza, a injustiça, a mentira e tudo o que nos diminui enquanto humanidade; que lutemos por agir no concreto e estar próximos dos mais frágeis, dos doentes, dos idosos, dos presos, dos desempregados, dos migrantes e dos refugiados;  que a construção da esperança seja uma realidade, onde todos estamos unidos à volta do ambiente, do futuro e da fraternidade”.

O bispo citou ainda as outras palavras do papa: “que o Sínodo sobre a Sinodalidade dê frutos abundantes, capazes de transformar a Igreja que somos e o tempo que vivemos; que sejamos determinados na tolerância zero a qualquer forma de abuso sobre menores e adultos vulneráveis; que queiramos efetivamente ouvir os jovens, dar-lhes espaço, capacidade de decidir, de optar, de construir a Igreja do presente e do futuro”.

Dom Américo Aguiar nasceu em 12 de dezembro de 1973, em Leça do Balio, Matosinhos, diocese do Porto. Ingressou no seminário filosófico de Ermesinde aos 22 anos. Frequentou o seminário maior da diocese do Porto e completou o curso de Teologia pela Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Tem mestrado em ciências da Comunicação pela Universidade Católica Portuguesa, em Lisboa.

Foi ordenado padre em 8 de julho de 2001, incardinado na diocese do Porto. Desde 2016, é presidente das empresas do Grupo Renascença Multimédia. Em 2019, foi nomeado bispo auxiliar de Lisboa. No patriarcado de Lisboa, assumiu a função de presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023, responsável pela organização do encontro internacional de jovens com o papa Francisco, que aconteceu entre 1º e 6 de agosto e reuniu mais de 1,5 milhão de pessoas.

Cerca de um mês antes da JMJ, uma declaração de dom Américo Aguiar à TV portuguesa RTP gerou polêmica. “Nós não queremos converter o jovem a Cristo nem à Igreja Católica nem nada disso. Nós queremos é que seja normal que o jovem cristão católico diga e testemunhe que o é; que o jovem muçulmano, judeu ou de outra religião também não tenha problemas em dizer que o é e o testemunhe; aquele jovem que não confessa religião nenhuma se sinta à vontade e não se sinta estranho porque é assim ou é de outra maneira, e que todos entendamos que a diferença é uma riqueza. E o mundo será objetivamente melhor se nós formos capazes de colocar no coração de todos os jovens esta certeza da Frateli tutti, de todos irmãos, que o papa tem feito um enorme esforço para colocar no coração de todos”, disse.