O patriarca de Jerusalém dos Latinos, cardeal Pierbattista Pizzaballa, convidou em nome de todos os Ordinários da Terra Santa e uma jornada de jejum e oração pela paz e a reconciliação.

“Pedimos que na terça-feira, dia 17 de outubro todos façamos um dia de jejum e abstinência, e de oração”, escreveu o cardeal. “Organizem-se momentos de oração com adoração eucarística e com o rosário da Virgem Santíssima. Provavelmente em muitas partes de nossas dioceses as circunstâncias não permitirão a reunião de grandes assembleias. Nas paróquias, nas comunidades, nas famílias, será, no entanto, possível organizar-se para haver momentos comuns simples e sóbrios de oração”. 

“É este o modo em que nos reencontramos todos reunidos, apesar de tudo, e nos juntamos na oração coral, para consagrar a Deus nossa sede de paz, de justiça e de reconciliação. A dor e o desânimo por tudo o que está acontecendo são grandes. Mais uma vez nos encontramos no meio de uma crise política e militar. Fomos catapultados sem aviso em um mar de violência inaudita. O ódio, que já vimos experimentando há longo tempo, aumentará ainda mais, e a espiral de violência que se segue e criará mais destruição. Tudo parece falar de morte”, segue a nota do patriarca.

“Nesse momento de dor e de desânimo não queremos ficar inertes”, conclui o cardeal Pizzaballa. “E não podemos deixar que a morte e seus ferrões sejam a única palavra a ouvir. Por isso sentimos a necessidade de orar, de voltar nosso coração a Deus Pai. Só assim poderemos chegar à força e à serenidade para viver este tempo, voltando-nos a Ele, na oração de intercessão de súplica e até de grito”.