O arcebispo de Kinshasa, na República Democrática do Congo, cardeal Fridolin Ambongo Besungu, participou no sínodo da sinodalidade expressou no sábado (7) confiança de que o resultado do processo será “bem-vindo por todos como a vontade de Deus”.

O cardeal Besungu também tentou diminuir o que chamou de “expectativas excessivas” por parte de membros da Igreja de que o sínodo “traria soluções para todos os seus problemas”. O sínodo visa fornecer “novas formas de resolver os problemas, quaisquer que sejam” com “um espírito de sinodalidade”, disse o cardeal.

“Não creio que os objetivos do Sínodo consistam em encarar este ou aquele caminho, mas sim uma nova forma de ser Igreja, um novo espírito”, disse Besungu, que é presidente do simpósio de conferências episcopais de África e Madagascar.

Seus comentários, feitos durante uma conferência de imprensa feita pelos organizadores do sínodo, suscitaram questões sobre a autoridade real do Sínodo por si só para definir um rumo para a Igreja – uma questão que teve grande importância num recente intercâmbio entre o papa Francisco e um grupo de cinco cardeais seniores que vieram a público às vésperas do sínodo com as suas graves reservas sobre o processo que está agora em andamento no Vaticano.

Entre as perguntas feitas a Besungu estava como o resultado do sínodo poderia ser considerado uma expressão autorizada da vontade de Deus, visto que lhe falta o status especial de um concílio ecumênico, como teve o Concílio Vaticano II.

O cardeal destacou o “método de discernimento” que anima o processo sinodal e a autoridade que ele disse que os participantes têm em virtude do seu batismo. Pela primeira vez num sínodo dos Bispos, 27% dos membros votantes são não-bispos, e a discussão será guiada por um método de “conversas no espírito” de falar, ouvir e discernir.

“É em virtude do batismo que temos a mesma responsabilidade perante a Igreja, e penso que todos os presentes têm autoridade para falar em nome da Igreja”, disse o cardeal.

Ao ser questionado por Edward Pentin, do National Catholic Register, se aceitaria um resultado do sínodo que expressasse apoio à bênção das uniões do mesmo sexo como a vontade de Deus, Besungu hesitou, explicando que não queria expressar a sua própria opinião sobre questões LGBTQ porque “o próprio Senhor, através do discernimento coletivo, nos dirá” que direção a Igreja precisa tomar.

“Ninguém veio aqui com sua própria agenda. Somos todos irmãos e irmãs à escuta da vontade de Deus para a sua Igreja”, disse o cardeal Besungu.

Os comentários do cardeal surgiram depois que cinco cardeais vieram a público, no dia 2 de outubro, com perguntas que haviam apresentado ao papa Francisco, uma das quais abordava a autoridade do sínodo. Mais tarde, naquele mesmo dia, a Santa Sé publicou as respostas do papa às perguntas iniciais do cardeal.

Em resposta a uma questão sobre se “a sinodalidade pode ser o critério regulador supremo do governo permanente da Igreja” sem entrar em conflito com a natureza hierárquica da Igreja, o papa Francisco disse que o estatuto da Igreja como “mistério de comunhão missionária” “implica necessariamente uma verdadeira participação: que não só a hierarquia, mas todo o povo de Deus, de diferentes maneiras e em diferentes níveis, possa fazer ouvir a sua voz e sentir-se parte do caminho da Igreja”.

O direito canônico sustenta que o sínodo é um órgão consultivo e que a sua função não é “resolver assuntos ou redigir decretos, a menos que o Romano Pontífice lhe tenha conferido poder deliberativo em certos casos; neste caso, cabe ao Romano Pontífice ratificar as decisões do Sínodo”.

O cardeal Besungu foi acompanhado na conferência de imprensa pela membro do Sínodo, a irmã Leticia Salazar, chanceler da Diocese de San Bernadino, Califórnia. Também participaram Paolo Ruffini e Sheila Pires, presidente e secretária, respectivamente, da comissão de Informação do sínodo.

“É incrível ver e experimentar a identidade global da Igreja Católica”, disse a Irmã Salazar, que destacou a necessidade de “abraçar qualquer aprendizagem que se possa fazer”.

Para a próxima etapa

A conferência de imprensa de sábado marcou a conclusão do primeiro “módulo” da reunião sinodal de um mês, durante a qual os 365 delegados discutiram o tema “Uma Igreja sinodal”. As discussões até agora centraram-se nos “sinais característicos de uma Igreja sinodal” e “num caminho a seguir para a Igreja sinodal: conversação no Espírito”.

Os participantes do sínodo também falaram sobre a experiência do primeiro módulo. Ruffini disse que muitos dos discursos públicos dos membros do sínodo expressaram gratidão pela “graça deste momento que nos permite experimentar a grandeza da Igreja”.

A primeira fase do sínodo foi concluída com cada um dos 35 circuli minores, ou “pequenos círculos”, submetendo os seus relatórios finais ao secretariado do sínodo, que será responsável pela produção de um documento de síntese a ser aprovado pela assembleia na fase final do sínodo.

Mais em

Antes de apresentarem os seus relatórios, cada mesa passou por um processo de várias etapas, no qual todos os 12 membros presentes expressaram as suas opiniões sobre o tema, deram feedback sobre as contribuições dos outros e ouviram os relatórios iniciais das outras mesas. Cada mesa elegeu um “relator” responsável pela elaboração do relatório final resumido, que foi aprovado com o apoio da maioria simples dos membros da mesa.

Algumas das ênfases do primeiro módulo incluíram a corresponsabilidade dos batizados, a formação no seminário e “dar energia para pensar em novas formas e lugares de participação”.

Ruffini disse que algumas das palavras que apareciam com mais frequência nos relatórios das tabelas incluíam “Jesus”, “Igreja”, “comunhão”, “família”, “escuta”, “comunidade”, “os pobres” e “amor”.

Com o módulo A do Instrumentum Laboris , o documento de trabalho do sínodo , agora completo, os participantes do sínodo começam hoje (9) a discussão do próximo módulo, “Uma comunhão que irradia”. Os tópicos em discussão neste tema incluem caminhar com os migrantes e os pobres, tomar medidas concretas para incluir pessoas que se identificam como LGBTQ+ e superar a exclusão de pessoas com deficiência.