O prefeito emérito do Dicastério para os Bispos, cardeal Marc Ouellet anunciou para os dias 1º e 2 de março de 2024 o congresso “Homem-mulher, imagem de Deus. Por uma antropologia das vocações”, que acontecerá no Vaticano e contará com a presença do papa Francisco.

Em uma entrevista publicada na sexta-feira (6) por Vatican News, site oficial de notícias da Santa Sé, o cardeal disse que o evento, que acontecerá na Sala do Sínodo, é uma continuação do simpósio “Por uma teologia fundamental do sacerdócio”, celebrado em 2022.

O congresso é organizado em conjunto com o Centro de Pesquisa e Antropologia das Vocações (CRAV).

Recordando o simpósio de 2022, o cardeal disse que “uma Igreja sinodal crescerá na medida em que for além da discussão de ideias, a fim de encorajar o compromisso das pessoas e das vocações”.

“Para tal fim, o tema fundamental do sacerdócio destacou a participação de todos os batizados no sacerdócio de Cristo e no serviço pastoral que o ministério ordenado assume em benefício da comunidade sacerdotal dos batizados”, acrescentou.

Segundo o cardeal Ouellet, o tema “Homem-mulher, imagem de Deus” do evento de 2024 aprofundará “os fundamentos da antropologia cristã que permitem construir todas as vocações sobre a Palavra de Deus, no meio dos desafios colocados pelas tendências culturais contemporâneas”.

“Uma Igreja sinodal que quer vocações tem o dever de acolher todos na sociedade, mas não pode construir o seu testemunho sobre a areia. Por isso, deve apoiar-se numa antropologia firmemente ancorada na Palavra de Deus”, disse.

Ouellet disse esperar que o congresso “ofereça motivos de esperança e compromisso”.

A solidão, o individualismo, o consumismo excessivo, os vícios, os suicídios e outros fenômenos das sociedades secularizadas “têm as suas raízes no declínio da família, na ausência de pontos de referência, na educação sujeita às ideologias, na globalização da indiferença e na crise da esperança”, acrescentou.

“O que a antropologia cristã nos oferece? Em primeiro lugar, a fé em Cristo como fundamento transcendente, pontos de referência claros sobre a vocação humana, razões para viver e também sofrer a serviço do Amor”, disse.

O cardeal Ouellet falou que “a visão cristã do homem e da mulher” promove “a doação de si como caminho para a felicidade, a autorrealização no serviço e na comunhão com os outros, num horizonte de solidariedade e fraternidade com toda a humanidade”.