O primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak, disse na quarta-feira (4) que o fato de “um homem ser um homem e uma mulher ser uma mulher” é “senso comum”.

Sunak, que assumiu o cargo em outubro de 2022 e é líder do Partido Conservador, fez os comentários durante um discurso na reunião anual de seu partido em Manchester, Inglaterra.

“[Nós] não deveríamos ser intimidados a acreditar que as pessoas podem ter o sexo que quiserem. Não podem fazer isso. Um homem é um homem e uma mulher é uma mulher – isso é apenas bom senso”, disse Sunak, segundo o jornal americano The Washington Post.

Ele também afirmou que “não deveria ser controverso para os pais saber o que seus filhos estão aprendendo na escola sobre relacionamentos”.

Os comentários provocaram a ira dos apoiadores da ideologia transgênero no Reino Unido, que criticaram Sunak no passado por supostamente fazer piadas às custas de pessoas transgênero e por negar em uma entrevista que acredita que “mulheres trans são mulheres”.

Sunak, um hindu praticante, já havia sinalizado apoio ao “orgulhoso histórico de progresso nos direitos LGBT+” do seu país.

“Estou orgulhoso do fato de ter sido o Partido Conservador que abriu o caminho e proporcionou a igualdade no casamento para as pessoas LGBT+… Não quero que ninguém na Grã-Bretanha tenha de esconder quem é ou quem ama por medo. Quero que este seja o maior e mais seguro país do mundo para ser LGBT+”, disse Sunak numa declaração de julho de 2022, antes de ser eleito como primeiro-ministro.

Sunak participou da cerimônia de coroação do rei Carlos III em maio, lendo uma passagem da Carta aos Colossenses durante o serviço litúrgico anglicano.

A visão católica

O ensinamento da Igreja Católica sobre a questão de gênero é que os humanos são criados por Deus como compostos inseparáveis ​​de corpo e alma e, portanto, que o sexo biológico de uma pessoa é um dom imutável de Deus.

O papa Francisco disse que a ideologia de gênero é “uma das colonizações ideológicas mais perigosas” da atualidade. Ele supervisionou o dicastério para a Cultura e a Educação da Santa Sé (antiga Congregação para a Educação Católica) que emitiu uma denúncia abrangente da chamada teoria de gênero e afirmou os princípios da dignidade humana, diferença e complementaridade em um documento de 2019 intitulado “Homem e Mulher os criou.”

Os bispos católicos da Inglaterra e do País de Gales, em resposta ao que descreveram como “intenso debate público sobre gênero”, emitiram uma declaração em 2018 apelando a uma “apreciação renovada da importância fundamental da diferença sexual na nossa cultura e ao acompanhamento daqueles que experimentam conflito em seu senso de identidade e identidade dada por Deus”.

“Reconhecemos que existem pessoas que não aceitam o seu sexo biológico. Estamos preocupados e comprometidos com o seu cuidado pastoral. Ao ouvi-los, procuramos compreender mais profundamente a sua experiência e queremos acompanhá-los com compaixão, enfatizando que são amados por Deus e valorizados na sua inerente dignidade dada por Deus. Há um lugar de acolhimento para todos na Igreja Católica”, escreveram os bispos na época.

Mudanças no Reino Unido

Os comentários recentes de Sunak surgem na sequência de uma medida tomada nos últimos meses pelo Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, na sigla em inglês) para limitar a disponibilidade de medicamentos destinados a facilitar “transições” de gênero para pacientes menores de idade, citando a falta de provas quanto à sua segurança e eficácia.

Em junho passado, o NHS anunciou que está limitando o uso de medicamentos bloqueadores da puberdade por menores de idade e que os permitirá apenas “como parte de investigação clínica” após uma avaliação das práticas médicas para supostas “transições de gênero”. A política provisória, anunciada em 9 de junho, afirma que não há evidências suficientes para apoiar a segurança ou a eficácia clínica do “hormônio supressor da puberdade” como tratamento rotineiramente disponível e que eles só devem ser acessados ​​como “parte da pesquisa”.

Os defensores dos “cuidados de afirmação de gênero” em todo o mundo apresentaram medicamentos bloqueadores da puberdade, hormônios sexuais cruzados e supostas operações de mudança de sexo como tratamentos que ajudam aqueles que se identificam como transgêneros.

No entanto, os especialistas levantaram preocupações sobre as evidências para essas alegações, apontando que a interferência dos bloqueadores da puberdade no desenvolvimento hormonal poderia perturbar o crescimento mental e o desenvolvimento do cérebro em áreas como pensamento crítico, autorreflexão sofisticada, habilidades sociais e habilidades de resolução de problemas. Também existem preocupações sobre como os medicamentos afetam o crescimento e a resiliência óssea.

Mais recentemente, no Reino Unido, o NHS anunciou esta semana que as pessoas transgênero terão os seus próprios quartos e áreas em hospitais, em vez de serem colocadas em enfermarias segundo o gênero com o qual se identificam, seguindo as orientações do NHS de 2021. O secretário da Saúde, Steve Barclay, classificou a mudança como parte de “uma abordagem de bom senso às questões de sexo e igualdade no NHS”.