A Comissão das Conferências Episcopais da União Europeia (COMECE, na sigla em latim) deu o prêmio In Veritate 2023 à maltesa Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu.

O prêmio In Veritate é dado a personalidades em reconhecimento das suas realizações notáveis na combinação dos valores cristãos e europeus. O prêmio leva o nome de dom Tadeusz Pieronek, bispo polonês, que já morreu, promotor da Conferência Internacional de Cracóvia.

“Num mundo onde abundam os crimes de guerra e as violações dos direitos humanos, onde as grandes potências desafiam as democracias e os totalitarismos desafiam o multilateralismo, defender os nossos valores é mais importante do que nunca”, disse Metsola durante o seu discurso.

Segundo Metsola, os valores cristãos e europeus “nos ajudarão a preparar-nos para uma futura União Europeia que incluirá democracias com ideias semelhantes, como a Ucrânia, a Moldávia, a Geórgia e os Balcãs Ocidentais”. E acrescentou que os europeus têm “crenças e interesses comuns” com estes países, por isso o continente não os decepcionar.

Metsola reconhece que este prêmio está ligado à “responsabilidade individual e coletiva” de trabalhar pela paz, pela justiça, para fortalecer as democracias, proteger os direitos humanos, manter a unidade e a solidariedade e continuar a promover os valores cristãos em todo o mundo.

Por último, destacou o espírito acolhedor da União Europeia, que recebeu milhares de refugiados ucranianos nos últimos anos. Ela disse que o Parlamento Europeu continuará defendendo firmemente “os seus valores cristãos e europeus, a fé e a esperança de uma paz duradoura”.

O secretário-geral da COMECE, padre Manuel Barrios Prieto, elogiou o compromisso de Metsola com “a democracia, os valores cristãos e o avanço do processo de integração europeia”. Referiu-se também à presidente do Parlamento Europeu como “um exemplo a seguir”.

Na abertura da XXIII Conferência Internacional de Cracóvia, o padre Barrios disse que o evento é de grande importância para o diálogo entre políticos, acadêmicos, meios de comunicação, sociedade civil e Igreja. Recordou também “os dois sonhos do papa Francisco para a Europa de hoje”: união e paz.

Por último, o secretário-geral da COMECE falou da urgência de resgatar “o espírito europeu”: “Um espírito que nos permite olhar para além dos nossos tempos, para além das fronteiras nacionais e das necessidades imediatas, e que gera formas de diplomacia capazes de procurar a unidade e não agravar divisões”.

O prêmio In Veritate 2023 também foi concedido ao padre Andrzej Boniecki, editor-chefe honorário do jornal polonês Tygodnik Powszechny.