O arcebispo de Barcelona, Espanha, cardeal Juan José Omella, pediu aos fiéis em sua última carta dominical que intensifiquem “sua oração para que todos os participantes da Assembleia Geral do Sínodo estejam abertos às inspirações do Espírito Santo, para que Ele possa nos guiar em nosso trabalho”. A assembleia do sínodo começa na quarta-feira (4).

O cardeal recorda que, na história da Igreja, especialmente “nos momentos intensos de trabalho e de discernimento, nos concílios, nos sínodos, nas assembleias eclesiais”, os fiéis adotaram uma invocação atribuída a santo Isidoro de Sevilha: “Estamos diante de ti, Espírito Santo".

Para Omella, isso foi o que aconteceu ao longo da fase anterior do Sínodo da Sinodalidade, em muitos grupos de todo o mundo: “Partindo da experiência de fazer caminho juntos e de ouvir-nos com respeito, quiseram predispor à escuta do verdadeiro protagonista, o Espírito Santo”.

Na sua carta, o cardeal considera também que “crescer na sinodalidade também continua a ser um desafio para todos, na medida em que aumenta a comunhão entre nós e com Deus, o que nos permite ser evangelizadores”.

Prestes a iniciar a primeira sessão do Sínodo da Sinodalidade, o cardeal diz: “Queremos seguir atentamente o que o Espírito nos diz, fazendo ressoar nos nossos corações as palavras dirigidas às comunidades da Ásia, recolhidas no Apocalipse: ‘Quem tiver ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas’”.