O beato Álvaro del Portillo, primeiro sucessor de são Josemaría Escrivá, fundador da Opus Dei, foi beatificado há nove anos, no dia 27 de setembro de 2014.

Abaixo, cinco dados essenciais sobre a sua vida:

1. Teve um papel fundamental ao lado de são Josemaria na difusão da Opus Dei

O beato Álvaro teve um papel essencial na difusão e desenvolvimento da Opus Dei. Desde a sua incorporação em 1935, foi a figura mais próxima de são Josemaría Escrivá, que o chamava carinhosamente de “Saxum”, que em latim significa “pedra”.

Como segundo prelado e dirigente máximo da Opus Dei, o beato Del Portillo trabalhou incansavelmente para consolidar o trabalho da prelazia e promover a espiritualidade e a formação cristã em 20 novos países.

Ele também teve um papel importante na abertura de universidades e faculdades em diversos países.

2. Era amigo do papa João Paulo II

São João Paulo II e o beato Álvaro del Portillo cultivaram uma sólida amizade, que remonta ainda antes da sua eleição como papa. O então bispo Wojtyla e Del Portillo conheceram-se durante os anos do Concílio Vaticano II, quando Karol Wojtyla era bispo auxiliar de Cracóvia.

Anos mais tarde, em 1978, antes de ser eleito papa, o cardeal Wojtyla almoçou pelo menos duas vezes com o futuro beato na sede da Opus Dei. Uma vez no pontificado, ambos se encontraram novamente e se cumprimentaram fraternamente.

Após a morte do bispo Álvaro Del Portillo, o papa João Paulo II, em 23 de março de 1994, deixou o Vaticano para ir ao seu funeral e rezar diante dos seus restos mortais.

3. Teve diversas funções na Santa Sé

Álvaro del Portillo foi o primeiro reitor do Colégio Romano da Santa Cruz de Roma, fundado pelo fundador da Opus Dei.

O papa são João XXIII nomeou-o consultor da Sagrada Congregação do Concílio, e depois ocupou vários cargos na Santa Sé, tornando-se consultor de 13 organizações da Santa Sé, incluindo a Congregação para a Doutrina da Fé, a Congregação para o Clero, a Congregação para as Causas dos Santos e o Pontifício Conselho para as Comunicações Sociais. Ele também teve um papel ativo no Concílio Vaticano II.

4. Ele fez uma viagem à Terra Santa antes de morrer

Na madrugada do dia 23 de março de 1994, dom Del Portillo morreu, poucas horas depois de voltar de uma peregrinação à Terra Santa.

Durante essa viagem, seguiu com intensa piedade os passos terrenos de Jesus, desde Nazaré até ao Santo Sepulcro. Na manhã anterior à sua morte, celebrou a sua última missa no Cenáculo de Jerusalém.

5. Foi beatificado em Madri

Cerca de 120 mil pessoas de 80 nacionalidades diferentes assistiram à sua beatificação em Madri. Estiveram presentes 17 cardeais, 1,2 mil sacerdotes e 150 bispos de diversas partes do mundo, incluindo 68 espanhóis.

A cerimônia foi no Parque Valdebebas e foi celebrada pelo delegado do papa Francisco, cardeal Angelo Amato, então prefeito da Congregação para as Causas dos Santos.

Na sua homilia, o cardeal Amato disse: “Há muitas virtudes – como a fé, a esperança e a caridade – que o beato Álvaro viveu de forma heroica”. Ele também o descreveu como um “exemplo vivo de fidelidade ao Evangelho, à Igreja, ao magistério do papa”.

Mais em