Muitas pessoas, seja como peregrinos ou visitantes, viajam motivadas pela espiritualidade, pela fé e pelo interesse em conhecer o patrimônio sagrado do local. Se for esse o seu caso, não deixe de visitar estes cinco locais sagrados da América Latina:

1. Basílica de Nossa Senhora de Guadalupe no México

Se você faz turismo religioso na América Latina, não deve esquecer de saudar a Imperatriz da América, santa Maria de Guadalupe, em seu templo que fica aos pés do morro Tepeyac, ao norte da Cidade do México, que recebe anualmente milhões de visitantes.

É o local mariano mais visitado do mundo e um dos destinos de peregrinação católica que recebe mais fiéis a cada ano.

Embora pouco depois das aparições de 1531 tenha sido estabelecida na área uma pequena ermida para a veneração de Nossa Senhora de Guadalupe, a hoje considerada basílica “antiga” foi construída no final do século XVII. Devido ao desabamento do templo, na segunda metade do século XX foi construída a nova basílica, cujas portas foram abertas em 1976. A imagem original de Nossa Senhora, que apareceu milagrosamente na tilma de são Juan Diego há quase 500 anos, atualmente fica lá.

2. Santuário de Nossa Senhora Aparecida no Brasil

O santuário de Nossa Senhora Aparecida, que fica na cidade de Aparecida (SP), é o maior santuário dedicado a Nossa Senhora no mundo. Fica no vale do rio Paraíba, em cujas águas a imagem foi encontrada.

Atualmente, os religiosos redentoristas são os responsáveis ​​pelo santuário. Cuidam da pastoral, da administração e do atendimento aos peregrinos vindos de diversas partes do país e do mundo desde 1894.

São João Paulo II visitou o santuário em 1980, Bento XVI em 2007 e Francisco em 2013.

O primeiro templo em homenagem à Mãe Aparecida foi construído em 1745. O edifício atual data de 1946, mas apenas em 1982 passou a abrigar a imagem de Nossa Senhora que ficava na “Basílica Velha”, que até hoje recebe a visita dos peregrinos.

Em 1983 foi declarado Santuário Nacional pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

3. Basílica de Nossa Senhora de Luján na Argentina

Fica na cidade portenha de Luján, Argentina, a 70 km de Buenos Aires. A basílica e santuário nacional de Nossa Senhora de Luján é o principal destino de peregrinação dos argentinos, atraindo milhões de fiéis todos os anos, especialmente na tradicional peregrinação juvenil, que acontece no primeiro fim de semana de outubro.

O imponente templo, em estilo neogótico, foi construído entre 1890 e 1935.

Às vésperas dos 400 anos do milagre de Luján, a Área de Turismo e Patrimônio da Basílica abriu alguns setores restritos ao público. A visita ao local inclui o acesso à cripta, onde se encontram imagens de mais de 70 devoções marianas, e ao Museu Histórico, onde se conserva a coroa original da Virgem. Alguns dos circuitos também permitem subir às torres.

4. Santuário de Santa Rosa de Lima no Peru

De passagem pelo Peru, você não pode deixar de visitar o santuário de santa Rosa de Lima, que fica no centro histórico da capital.

O templo foi construído em 1728 no local onde nasceu e viveu Isabel Flores de Oliva, santa Rosa de Lima. No local há o quarto onde passou a juventude, um altar e duas pinturas do século XVII, bem como a primeira imagem de santa Rosa, feita por volta de 1670.

Há também uma sala onde a santa curava os doentes, no centro da qual está uma imagem do Menino Deus conhecido como “O Pequeno Doutor”, a quem ela recorria para tratar casos graves.

5. Catedral de Santo Domingo na República Dominicana

Mais em

Se você se interessa por história, não deixe de visitar a catedral primaz da América. Esta é a basílica menor de Santa María de la Encarnación, catedral de Santo Domingo, na República Dominicana.

Fica na cidade colonial, é a igreja mais antiga do continente. O papa Júlio II ordenou a sua construção em 1504. As obras começaram em 1512 e, embora não tenha sido concluída, foi consagrada em 1541.

Caracteriza-se por um estilo gótico, com abóbadas nervuradas. Existe um grande tesouro artístico composto por retábulos, pinturas, marcenaria, mobiliário, monumentos e lápides.

Nela ficaram por algum tempo os restos mortais de Cristóvão Colombo, que depois foram transferidos para Cuba, para finalmente serem depositados na catedral de Sevilha, Espanha.