O patriarca de Lisboa, dom Rui Valério, vai apresentar o programa da Pastoral Juvenil do patriarcado amanhã (28), em um bar da capital portuguesa.  Para o responsável da pastoral, João Clemente, a escolha do local tem “a marca do pós-Jornada Mundial da Juventude e a marca da vontade do novo patriarca em ir ao encontro dos jovens, estar com eles e estar onde eles estão”.

Dom Rui Valério foi nomeado patriarca de Lisboa em 10 de agosto, substituindo o cardeal Manuel Clemente, que renunciou por idade. Até então, ele era bispo das Forças Armadas e das Forças de Segurança.

O responsável pela Pastoral Juvenil do Patriarcado de Lisboa, João Clemente disse à Rádio Renascença que o novo patriarca tem pedido que “após a experiência da JMJ, toda a Igreja saia ao encontro dos jovens”. Segundo ele, o patriarca quer uma Igreja que vai aos locais onde os jovens estão, “aos ambientes desportivos, aos ambientes culturais, às escolas, às universidades, ao mundo do trabalho”.

Dom Rui Valério tomou posse no patriarcado de Lisboa no dia 2 de setembro. Na ocasião, ele disse aos jornalistas que quer ser “um bispo da estrada”. “Vou dar à Igreja de Lisboa o que tenho dado sempre ao longo da minha vida sacerdotal e depois como bispo: a minha presença, a minha proximidade. Vou ser um bispo da estrada, um bispo da rua, um bispo junto das pessoas. E é nessa ótica que vou concretizar e alinhar a minha ação”, disse.

Para João Clemente, a Igreja precisa “estar ao lado dos jovens” para que possa “encontrar soluções para aquilo que são os problemas dos jovens”. Ele citou, por exemplo, “a questão da habitação e da constituição da família”.

“A sociedade, os jovens e a Igreja também estão à espera do que vai acontecer depois da JMJ. A apresentação pública do programa tem como nome: 'A JMJ e agora?'. Neste momento, há de facto este desejo de perceber porque é que preparamos a Jornada e que frutos estamos a tentar colher”, disse.

A apresentação do programa 2023/2024 da Pastoral Juvenil do patriarcado de Lisboa será às 19h, no Tiles Bar, no Cais do Sodré, Lisboa, com transmissão on-line.