Em comemoração à festa dos gêmeos são Cosme e são Damião, celebrada anualmente em 26 de setembro, recordamos o testemunho de alguns irmãos de sangue que alcançaram a santidade caminhando juntos na fé.

1. São Cosme e são Damião

Acredita-se que tenham vivido entre os séculos III e IV. Eles eram médicos e ofereceram sua profissão para cuidar gratuitamente dos doentes na Turquia moderna. Assim ganharam o apelido de “aqueles sem dinheiro”.

Durante uma perseguição contra os cristãos, eles foram crucificados, mas as pedras e flechas que a multidão atirou contra eles não tocaram seus corpos, mas voltaram milagrosamente para seus agressores, que fugiram aterrorizados.

Eles morreram decapitados. São considerados os padroeiros dos médicos, cirurgiões, farmacêuticos, dentistas e faculdades de medicina.

2. São Bento e santa Escolástica

São Bento (480-547) fundou seu primeiro mosteiro em Montecasino, Itália, seguindo uma regra muito rígida de mortificações, tornando-se um grande exorcista. Sua irmã, santa Escolástica, também fundou um convento, perto de onde morava seu irmão.

Eles se reuniam para rezar e conversar sobre vida espiritual. Durante uma dessas conversas, Bento teve que ir embora por respeito às suas regras monásticas, pois não podia ficar fora do convento. No entanto, eles estavam tão maravilhados em sua conversa sobre Deus que Escolástica rezou para que caísse uma tempestade torrencial. Assim, Bento não pôde ir embora e esses continuaram sua conversa edificante.

3. São Francisco e santa Jacinta Marto

Estas crianças santas tiveram o privilégio de contemplar Nossa Senhora de Fátima em vida. Depois das aparições, Francisco Marto (1908-1919) passou a frequentar o Santíssimo Sacramento. Ele sentia que Jesus e a Virgem estavam muito tristes e por isso procurava consolá-los com as suas orações e sacrifícios.

Jacinta Marto (1910-1920) rezava muito pela conversão das almas que corriam o risco de serem condenadas ao inferno. Ele oferecia sacrifícios pelo papa. Os dois irmãos rezavam assiduamente o santo terço. Os seus restos mortais estão sepultados no santuário de Fátima, em Portugal.