O Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida da Santa Sé informou hoje que o papa Francisco escolheu os temas para as Jornadas Mundiais da Juventude que serão celebradas nas Igrejas particulares na Solenidade de Cristo Rei em 2023 e 2024.

Em comunicado de hoje (26), o dicastério diz que os temas serão os seguintes:

38ª Jornada Mundial da Juventude, 2023: «Alegres na esperança» (cf. Rm 12, 12).

39ª Jornada Mundial da Juventude, 2024: «Aqueles que esperam no Senhor caminham sem se cansar» (cf. Is 40, 31).

Estas jornadas marcam o caminho de preparação para o Jubileu da Juventude, que será celebrado em 2025 no âmbito do grande Jubileu de 2025 e cujo tema é “Peregrinos da Esperança”.

O comunicado recorda também que a constituição pastoral Gaudium et spes de 1965 diz no início do documento: “As alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos homens de hoje, sobretudo dos pobres e de todos aqueles que sofrem, são também as alegrias e as esperanças, as tristezas e as angústias dos discípulos de Cristo”.

“Nos tempos difíceis atuais, a Igreja deseja, como então, reacender a esperança no mundo e, para o conseguir, confia de maneira particular nos jovens, protagonistas da história e ‘missionários da alegria’”, continua o comunicado.

Agora, “com os temas das duas próximas JMJ, Sua Santidade convida os jovens a aprofundar o significado da esperança cristã e a testemunhar alegremente que Cristo está vivo”, conclui.

Mais informações em www.laityfamilylife.va