“Santa Teresinha [de Lisieux] é a santa do concreto. Às vezes, conhecemos o amor de Deus, o chamado à santidade, e podemos ser tentados a fantasiar um pouco: que ser santo é viver  em uma capela rezando, é fazer mil e uma penitências... Para santa Teresinha, é muito concreto. É procurar amar a Jesus na vida concreta de cada dia, essa é a pequena via”, disse o teólogo Daniel Ramos, consagrado da Comunidade Católica Shalom.

Ramos é um dos professores do curso ‘Santa Teresinha e a Ciência do Amor’, que o Instituto Parresia, setor dedicado à formação acadêmica da Comunidade Católica Shalom, vai lançar hoje (20), às 19h30, com uma masterclass conduzida pelo padre François-Marie Léthel, especialista em santa Teresinha.

O curso vai abordar temas como a história de santa Teresinha, o amor de Jesus, a pequena via, a missionariedade e a paixão da santa.

“O curso quer fazer com que a grande devoção que as pessoas têm em santa Teresinha não se torne uma superstição, mas possa ser aprofundada em um conhecimento maior da vida dela, gerando nas pessoas o desejo de viver o que ela viveu, claro que em outra época, como religiosa. Mas, a doutrina dela se encaixa em qualquer estado de vida e em qualquer época, porque fala justamente que tudo o que faço em minha vida posso transformar em um ato de amor a Deus, até as coisas mais simples e aparentemente insignificantes”, disse Ramos.

Em entrevista à ACI Digital, o teólogo deu dicas de como santa Teresinha ensina a viver a santidade no cotidiano:

“Ela diz, por exemplo, se você é chamado e dobrar aquela capa, uma roupa... por que passar adiante, porque não parar e dobrar aquela roupa que um irmão esqueceu, mesmo que ele não saiba que foi você, mas por amor a Jesus?”

“Não buscar uma vida conflituosa, mas muitas vezes se calar quando a outra pessoa estiver enfurecida, esperar a pessoa se acalmar para depois conversar direito”, disse.

“Prestar pequenos serviços por amor às pessoas, procurar fazer com fidelidade aquilo que somos chamados a fazer, cada um nos seus deveres”.

Para o teólogo, esta é “uma verdadeira arte de viver a pequena via espiritual” de santa Teresinha. “E por que é chamada pequena? Porque talvez ela não vá gerar grandes orgulhos, cumprir grandes coisas, mas é uma resposta à própria vida que Deus nos confia, uma resposta de amor. Santa Teresinha é uma via do concreto e, por isso mesmo, é uma resposta a qualquer pessoa que deseja caminhar na santidade”, disse.

Ramos disse que santa Teresinha tinha “no coração o desejo de amar Jesus, mesmo se sentindo fraca, pobre”. “E nós temos todos nossas pobrezas, nossas fraquezas. Então, santa Teresinha traz para nós uma mensagem de esperança, de que é possível amar a Deus, de ser santos, mesmo nos sentindo fracos”.

“A via dela é uma via de total confiança na graça de Deus, nos lança nos braços de Jesus. Ela mesma diz: o que agrada a Deus é minha pequena alma, que eu ame minha pequenez e pobreza e, sobretudo, a esperança cega em sua misericórdia”, completou.

Masterclass e curso sobre santa Teresinha

O curso ‘Santa Teresinha e a Ciência do Amor, do Instituto Parresia, celebra o aniversário dos 150 anos do nascimento da santa. Será ministrado por pelos teólogos Daniel Ramos e Maria Goretti, também consagrada da comunidade Shalom.

Terá carga horário de oito horas, um módulo único, com seis aulas:  História de uma santa (a vida de santa Teresinha), o amor de Jesus (Cristologia de santa Teresinha), a pequena via e suas aplicações hoje (a ciência do Amor) I, a pequena via e suas aplicações hoje (a ciência do Amor) II, missionariedade Teresiana, a paixão de Teresa e o “furacão de glória”.

O lançamento hoje será on-line, com a masterclass sobre ‘Santa Terezinha - Grande santa dos tempos modernos’, com o  padre francês François-Marie Léthel. Carmelita, foi nomeado consultor da Congregação para a Causa dos Santos, ainda no pontificado de João Paulo II. Em 2008, foi nomeado prelado da Pontifícia Academia de Teologia por Bento XVI. É especialista em santa Teresinha, são Luís Maria Grignion de Montfort e santa Gema Galgani.

A masterclass é gratuita. Segundo Daniel Ramos, “a entrevista com o padre Léthel será em francês, mas haverá toda uma estrutura para ser dublada ao português”.

As inscrições para a masterclass e para o curso podem ser feitas AQUI.