O papa Francisco disse ontem (31), no voo para a Mongólia, que está preparando uma carta apostólica sobre santa Teresinha do Menino Jesus e que será publicada no dia 15 de outubro de 2023.

O papa fez esta declaração ao cumprimentar os 70 jornalistas que o acompanham numa visita de quatro dias a Ulan Bator, capital da Mongólia, incluindo o enviado da ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI, Andrea Gagliarducci.

No dia 7 de junho, durante uma Audiência Geral, o papa Francisco anunciou que estava escrevendo uma carta apostólica sobre a padroeira das missões. “Ela nasceu há 150 anos, e neste aniversário pretendo dedicar-lhe uma carta apostólica”.

Nesse dia, o papa Francisco rezou diante das relíquias de santa Teresinha do Menino Jesus, na praça de São Pedro, antes de ir para o Hospital Gemelli, de Roma, para fazer uma cirurgia intestinal.

O papa Francisco disse que santa Teresinha “viveu entregue a Deus e esquecida de si mesma, amando e consolando Jesus, e intercedendo pela salvação de todos”.

Em 2023 faz 150 anos do nascimento da santa e 100 anos da sua beatificação.

O papa concedeu um Ano Jubilar que durará até o dia 7 de janeiro de 2024, com o lema: "Pela confiança e pelo amor", últimas palavras da autobiografia da santa, “História de uma alma”.

No dia 28 de dezembro de 2022, o papa Francisco publicou a carta apostólica Totum amoris est pelos 400 anos da morte de são Francisco de Sales.

Santa Teresinha do Menino Jesus ou, simplesmente, santa Teresinha, foi uma freira carmelita descalça francesa, nascida na cidade de Alençon, em 2 de janeiro de 1873. Foi declarada santa em 1925 pelo papa Pio XI e proclamada "Doutora do Igreja" em 19 de outubro de 1997 por João Paulo II. O papa Pio X a considerou “a maior santa dos tempos modernos”.