No fim de semana passado, aconteceu em Madri o II Congresso Nacional de 40 Dias pela Vida na Espanha, que teve a participação de Isabel Vaughan-Spruce, a sua responsável no Reino Unido. A voluntária britânica contou que são Maximiliano Kolbe influencia o seu apostolado pró-vida.

Durante o jantar de gala oferecido no sábado à noite, Vaughan-Spruce contou como seus pais, antes de ela nascer, pensavam que ela seria um menino que se chamaria Maximiliano.

“Tiveram que parar de me chamar de Maximiliano e me chamar de Isabel”, disse ela. “No entanto, Maximiliano continuou sendo uma grade influência na minha vida”.

Certa ocasião, Isabel teve um encontro com um homem que passou por uma grande conversão a partir de um sonho. Nele, o arcanjo são Miguel o convidava para entrar na batalha. Ao aceitar o desafio, entendeu que era um chamado para se comprometer com a batalha espiritual que estava sendo travada e foi curado de uma grave doença na perna.

A voluntária pró-vida contou que, ao saber dessa história, entendeu: “Esse chamado não era só para ele, mas também para mim”. Com essa inspiração no coração, ela leu uma carta que a levou a assumir a luta pró-vida na revista The Crusader, editada pelos franciscanos britânicos e inspirada em Rycerz Niepoklanej (Cavaleiro da Imaculada), publicação fundada pelo santo polonês.

Foi assim que Maximiliano Kolbe, o franciscano que ofereceu a sua vida voluntariamente em Auschwitz, interveio de forma providencial no compromisso pró-vida de Isabel Vaughan-Spruce. Desta forma, uniu-se com os seus irmãos a um grupo de pessoas que rezava em frente a um centro de aborto em Birmingham.

Primeiro resgate: o menino recebeu o nome de Maximiliano

Depois de meses de oração, Isabel Vaughan sentiu um certo desconforto. “Agora, se olho para trás, percebo que foi como uma prova inicial que Deus estava dando à minha fé e à minha perseverança”, disse a líder pró-vida.

Na primeira vez que falou com uma mulher em risco de aborto, deu-lhe uma medalha da Virgem Milagrosa e disse-lhe que Ela tinha “um lugar especial no seu coração para as mulheres grávidas”.

Vários meses depois, Isabel estava orando em frente à mesma clínica de aborto. Um homem saiu do carro, foi até ela e disse que era o médico daquela mulher e que seu filho havia nascido. “Ela deu o nome ao pequenino: Maximiliano.”

Algum tempo depois, 40 dias pela vida chegou ao Reino Unido. Então, Isabel e seus companheiros se juntaram. Depois de vários anos, no dia de Nossa Senhora de Guadalupe em 2019, o negócio do aborto fechou.

Duas maneiras de salvar uma vida

“Acho que uma das coisas que aprendi nesses anos é que existem duas maneiras de salvar uma vida. E foi Maximiliano Kolbe quem me ensinou isso”, disse ela aos voluntários do 40 Dias pela Vida na Espanha.

Ela contou uma história sobre o santo polonês em Auschwitz que não é muito conhecida. São Maximiliano notou que havia um homem profundamente deprimido com a circunstância, aproximou-se dele e disse: “Esperança, nunca perca a esperança”. Esse homem logo depois fez uma das fugas mais notáveis ​​do campo de concentração e extermínio nazista.

Isabel Vaughan-Spruce resumiu este ensinamento: “Maximiliano Kolbe ensinou-me que sempre que estou do lado de fora das clínicas para rezar, estou lá para tentar fisicamente salvar a vida de uma criança. Mas também para salvar a vida espiritual da mãe e do pai que muitas vezes perderam o sentido da esperança antes da gravidez, durante e depois”.

Kolbe e as circunstâncias

Isabel Vaughan resumiu a história de como foi presa duas vezes por rezar em silêncio do lado de fora de um centro de aborto. Após a última ocasião, eles a libertaram sob fiança.

"Soube há dois dias, seis meses depois de ser presa, que não fui acusada pelo crime", comunicou.

Apesar das dificuldades, Isabel Vaughan-Spruce disse: “Embora tudo seja muito depressivo e sombrio, se olharmos na perspectiva de são Maximiliano Kolbe, ele não deixou que as circunstâncias ditassem a história.”

40 Dias pela Vida começa a sua campanha de outono em 27 de setembro. Os voluntários podem se inscrever para participar através o site.

Mais em