No final do Angelus dominical, papa Francisco pediu aos fiéis que o acompanhassem com suas orações durante sua próxima viagem apostólica a Marselha, onde participará, na sexta-feira, na conclusão do evento "Encontros Mediterrâneos", que acontecerá de 22 a 23 de setembro de 2023.

"Na sexta-feira, estarei indo para Marselha para participar da conclusão dos Encontros Mediterrâneos, uma bela iniciativa que ocorre nas principais cidades do Mediterrâneo, reunindo líderes religiosos e civis para promover caminhos de paz, colaboração e integração ao redor do Mar Mediterrâneo, com um foco especial no fenômeno da migração".

Da janela do Palácio Apostólico do Vaticano, diante de milhares de fiéis e peregrinos, o papa explicou os motivos de sua próxima viagem de Roma a Marselha, que durará apenas dois dias, e cujo programa inclui uma reunião com o presidente francês Emmanuel Macron no Palais du Pharo, na cidade portuária, situada no sul da França.

Francisco volta a visitar uma ilha do Mediterrâneo, depois de sua histórica visita em 2013 a Lampedusa, onde se manifestou contrário à "globalização da indiferença". Na verdade, Lampedusa está nos noticiários atualmente. A ilha italiana recebeu 7.000 pessoas da África em apenas dois dias, o que levou o prefeito e a Agência da ONU para Refugiados (ACNUR) a alertar que a ilha está sobrecarregada.

"Esse desafio não é fácil, como podemos ver nos noticiários destes dias", disse papa Francisco, "mas devemos enfrentá-lo juntos, porque é essencial para o futuro de todos, um futuro que só será próspero se for baseado na fraternidade, dando prioridade à dignidade humana e às pessoas comuns, especialmente as mais necessitadas".

"Peço a vocês - continuou o papa - que acompanhem esta viagem com suas orações e quero agradecer às autoridades civis e religiosas, bem como a todos que estão trabalhando para preparar este encontro em Marselha, uma cidade rica em diversidade, chamada a ser um porto de esperança. Agora em diante, saúdo todos os seus moradores, esperando encontrar muitos irmãos e irmãs queridos".

Ao final, em suas saudações aos fiéis reunidos, o papa pediu que rezassem pela paz e pelo fim das guerras. De modo especial, ele lembrou da Ucrânia durante sua saudação às Irmãs Missionárias do Santíssimo Redentor da Igreja Greco-Católica Ucraniana: "Continuemos rezando pelo povo ucraniano martirizado e pela paz em todas as terras afetadas pela guerra”.

"Desejo a todos um feliz domingo e, por favor, não se esqueçam de rezar por mim, aproveitem a refeição e até logo", concluiu Francisco.

É importante lembrar que os "Encontros Mediterrâneos" é uma iniciativa promovida pela Conferência Episcopal Italiana em 2020, na cidade de Bari, onde foi realizado um processo de comunhão entre as dioceses que fazem fronteira com o Mediterrâneo. Uma segunda edição foi realizada em Florença em 2022 e a terceira será realizada este ano em Marcella.

A última visita de um papa a Marselha ocorreu em 1533, há exatamente 490 anos ou quase cinco séculos.

Programa da visita do papa Francisco a Marselha (horário de Brasília)

Sexta-feira, 22 de setembro (Roma-Marselha)

14h35 - Partida do Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino para Marselha

16h15 - Chegada ao Aeroporto Internacional de Marselha

16h15 - Acolhida oficial por parte do Presidente da República

17h15 - Oração mariana com o Clero Diocesano na Basílica de “Notre Dame de la Garde”

18h - Momento de recolhimento com os Líderes Religiosos nas proximidades do Memorial dedicado aos marinheiros e aos migrantes desaparecidos no mar

Sábado, 23 de setembro (Marselha – Roma)

8h45 - Encontro privado com algumas pessoas em situação de necessidade econômica no Arcebispado

10h - Sessão conclusiva dos “Rencontres Méditerranéennes” no “Palais du Pharo”

Mais em

11h30 - Encontro com o Presidente da República no “Palais du Pharo” (Foto oficial, troca de presentes, diálogo)

16h15 - Santa Missa no “Estádio Vélodrome”

18h45 - Cerimônia de despedida no Aeroporto Internacional de Marselha

19h15 - Partida do Aeroporto Internacional de marselha para Roma

20h50 - Chegada ao Aeroporto Internacional de Roma/Fiumicino