O papa Francisco e o ex-presidente dos EUA, Bill Clinton, discutirão diferentes questões de interesse global na próxima semana, na reunião anual do esforço humanitário global da Fundação Clinton, conforme informou esta instituição ontem (14).

Em um comunicado de imprensa em inglês, a Fundação diz que a reunião da Clinton Global Initiative (CGI) de 2023 começará no dia 18 de setembro com “uma conversa especial entre o presidente Clinton e sua santidade o papa Francisco” virtualmente.

Espera-se que o debate se concentre "no que é necessário para avançar com os desafios globais mais urgentes do nosso tempo", segundo o comunicado, incluindo "as mudanças climáticas, a crise dos refugiados, o bem-estar das crianças e a missão e os projetos do Hospital Infantil Bambino Gesù”.

O Bambino Gesù é um centro de saúde pediátrica de propriedade do Vaticano, que fica na jurisdição extraterritorial da Santa Sé. O papa Francisco o visitou várias vezes e falou bem dele, chamando-o de “família” que oferece “testemunho humano” através dos seus serviços médicos.

Em comunicado divulgado ontem (14), o Hospital disse que representantes da instituição também “participariam” do simpósio. O centro médico disse que necessita de “grande apoio financeiro” para fazer as suas atividades médicas; e que chamará “a atenção do público internacional para estas necessidades” na reunião.

Francisco já recebeu Bill Clinton no início deste ano na Casa Santa Marta, embora os detalhes do encontro não tenham sido divulgados.

Há dois anos, Chelsea Clinton, vice-presidente da Fundação Clinton, participou de um simpósio virtual do Vaticano sobre saúde.

No seu site, a Fundação Clinton promove a sua iniciativa global como “a criação de uma comunidade de agentes que, juntos, estão tomando medidas para enfrentar os desafios mais urgentes do mundo”.

Outros convidados do simpósio da próxima semana são a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, o governador da Califórnia, Gavin Newsom, o ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e a governadora de Michigan, Gretchen Whitmer.

A Fundação Clinton diz que a Iniciativa Global ajudou “mais de 9 mil organizações a [lançar] mais de 3,9 mil compromissos de ação”, que descreve como “projetos e programas novos, específicos e mensuráveis”.