Papa Francisco manifestou “sua solidariedade orante as comunidades afetadas pelas fortes chuvas que, nos últimos dias, atingiram o Estado do Rio Grande do Sul, deixando um rastro de destruição e morte”, diz comunicado assinado pelo secretário de Estado da Santa Sé, cardeal Pietro Parolin, ao arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente do regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Leomar Brustolin.

Segundo Parolin, “o papa Francisco, com sua paternal solicitude”, assegurou a dom Leomar e aos demais bispos do regional, os sufrágios “pelo eterno descanso das vítimas fatais”, bem como “as preces que eleva ao Altíssimo pelas famílias desabrigadas, desejando que a reconstrução das localidades atingidas ocorra de maneira rápida e eficaz”.

“Como penhor de conforto, o romano pontífice concede a todos os que foram afetados pelas grandes enchentes a bênção apostólica”, relatou o secretário de Estado do Vaticano.

Desde o dia 4 de setembro, o Estado Rio Grande do Sul sofre com as fortes chuvas e enchentes agravadas pela passagem de um ciclone extratropical. Até o momento, 46 pessoas morreram. Segundo boletim divulgado ontem (10), pela Defesa Civil já são 4.794 pessoas desabrigadas e 20.490 desalojadas. O desastre afetou 88 municípios gaúchos. Em 79 deles o governo federal decretou situação de emergência.

Ainda ontem, o presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou que o Governo Federal ajudará o Estado do Rio Grande do Sul com R$ 741 milhões. Este recurso será para atividades de busca e salvamento, que já estavam sendo feitas desde o dia 4, como para restabelecer estruturas, reconstruir as cidades e levar ajuda humanitária às vítimas.