“Com sentimento de fraternidade solidarizamo-nos com as comunidades que passam por momentos dolorosos e angustiantes. Compreendemos ser fundamental que, neste momento, todos os que dispõem de condições colaborem para amenizar os sofrimentos por que passam tantas pessoas”, disseram os bispos do Rio Grande do Sul, após um o estado ser atingido por um ciclone que deixou dezenas de mortos e milhares de desalojados.

Até o momento, foram confirmadas 32 mortes devido aos temporais causados por um ciclone extratropical que atingiu os estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 31 mortes foram registradas no Rio Grande do Sul e uma foi registrada em Santa Catarina. Mais de 5 mil pessoas tiveram que deixar suas casas.

Em nota, o Regional Sul 3 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) fez um apelo à solidariedade, fazendo menção à parábola do samaritano, no evangelho de são Lucas. “Na parábola do samaritano (Lc 10,25-37), o Senhor Jesus, interrogado pelo mestre da lei, ensina-nos a arte do cuidado, como princípio do viver a nova humanidade, resgatada e reconciliada com Deus. O meu próximo é todo aquele que necessita de mim, do meu apoio, dos meus braços, do meu olhar”.

O documento assinado por dom Leomar Brustolin, presidente do regional e arcebispo de Santa Maria (RS); dom Cleonir Dalbosco, vice-presidente e bispo de Bagé (RS); dom Carlos Rômulo Gonçalves, secretário da presidência e bispo de Montenegro (RS), e pelo padre Rogério Ferraz de Andrade, secretário executivo do regional.

“Motivando a solidariedade com os irmãos e irmãs que neste momento precisam, a CNBB Regional Sul 3 dispõe de sua conta para receber doações em favor destes necessitados. As ofertas podem ser feitas via PIX, pela chave 33685686001041 (CNPJ). Ao povo cristão, clamamos neste momento pela sua solidariedade”, diz a nota.