Milhares de pessoas defenderam os nascituros na Marcha pela Vida em Londres, Inglaterra, no sábado (2).

A nona marcha anual percorreu a cidade de Westminster, em Londres, e terminou nas casas do Parlamento.

As autoridades policiais estimaram que cerca de 7 mil pessoas participaram da marcha, segundo comunicado de imprensa da March for Life UK.

Em 2021, aconteceram 214.256 abortos na Inglaterra e no País de Gales, segundo o site do governo do Reino Unido. O aborto foi legalizado na Inglaterra, na Escócia e no País de Gales, sob a Lei do Aborto em 1967. Em 2022, o parlamento britânico votou para permitir permanentemente que as mulheres na Inglaterra e no País de Gales administrassem a si próprias pílulas abortivas, mifepristona e misoprostol, sem primeiro visitar um hospital ou clínica.

Anteriormente, os abortos domiciliares eram permitidos sob caráter temporário.

Uma lei aprovada em fevereiro deste ano torna ilegal que qualquer pessoa num raio de 150 metros de uma clínica de aborto influencie a decisão de uma mulher de “acessar, fornecer ou facilitar a prestação de serviços de aborto numa clínica de aborto”.

A Marcha pela Vida incluiu sessões de treinamento sobre como envolver o público na questão do aborto. Os participantes cantaram canções pró-vida e seguraram cartazes enquanto marchavam pela vida, disse a organização.

“O aborto destrói a liberdade de viver”, dizia uma placa. “Vida desde a concepção, sem exceção”, dizia outra placa. Muitos sinais mostrados em fotos on-line incluíam imagens religiosas, como representações da Bem-Aventurada Virgem Maria.

Vários manifestantes contrários também estiveram presentes. Um vídeo que circula nas redes sociais mostra um contra-manifestante fazendo um gesto vulgar com a mão para um participante pró-vida que parece ser um padre.

Ele pode ser ouvido respondendo “Eu te amo”.

Líderes religiosos de diferentes denominações participaram na manifestação, incluindo os da Igreja Católica. Estiveram presentes o bispo auxiliar de Westminster, John Sherrington, o bispo Richard Moth da diocese de Arundel & Brighton, o bispo John Keenan da diocese de Paisley na Escócia, e o ordinariato do ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, monsenhor Keith Newton.

Com o tema “Liberdade para Viver”, a manifestação pelos direitos humanos foi codirigida por Isabel Vaughan-Spruce, que foi presa em dezembro de 2022 por rezar do lado de fora de uma clínica de aborto em Birmingham.

Vaughan-Spruce foi absolvida em fevereiro de acusações relacionadas a uma ordem local que censura o discurso na área em torno das clínicas de aborto.

Ela foi presa por violar a mesma ordem ao orar em frente a uma clínica de aborto semanas depois.

Vaughan-Spruce disse ontem (5) à CNA, agência em inglês do grupo EWTN, que ainda está esperando para saber se as acusações serão apresentadas contra ela e que ainda está orando fora da clínica de aborto semanalmente.

“Na segunda vez que fui presa, disseram-me que as minhas orações eram uma ofensa. Vou te dizer o que é ofensivo: que o nosso país tem os maiores números de abortos de sempre, 100 mil deles anualmente sendo abortos repetidos e a única resposta que vemos acontecer no nosso governo é a repressão daqueles que pacificamente oferecem alternativas às mulheres grávidas”, disse Vaughan-Spruce em discurso na marcha.

Sean Gough, padre católico da arquidiocese de Birmingham, também se dirigiu a um grupo de jovens na marcha. Gough foi acusado e posteriormente absolvido no ano passado por violar uma ordem de censura local sobre a liberdade de expressão por segurar uma placa que dizia “orando pela liberdade de expressão” perto de uma clínica de aborto em Birmingham.

A March for Life UK afirmou no seu comunicado que o discurso de uma jovem sobre o arrependimento que sentiu depois de ter feito três abortos foram “as palavras mais comoventes do dia”, embora manifestantes pró-aborto tentassem “abafá-la com gritos”.

“Penso que posso falar por todas as mulheres pós-aborto que estão aqui hoje que o aborto não nos concedeu liberdade, mas tornou-nos cativas de uma forma ou de outra”, disse Ellie.

A Marcha pela Vida no Reino Unido estará de volta para o seu 10º aniversário no próximo ano. O co-diretor da marcha, Ben Thatcher, disse no evento que sua esperança é que a marcha alcance 10 mil participantes, segundo comunicado à imprensa.

Mais em