“Os trabalhadores são sagrados”, disse o papa Francisco ontem (31) no voo para a Mongólia, ao comentar o acidente que matou cinco ferroviários na Itália. “Os acidentes de trabalho são uma calamidade e uma injustiça”, disse o papa aos 70 jornalistas que o acompanham numa visita de quatro dias a Ulan Bator, capital da Mongólia, incluindo o enviado da ACI Stampa, agência em italiano do grupo ACI, Andrea Gagliarducci.

O acidente ocorreu na madrugada da quinta-feira (31), em Brandizzo, região de Turim. Cinco trabalhadores com idades entre 22 e 52 anos foram atropeladas por um trem a 160 km/h quando faziam manutenção noturna da via.

“Os acidentes de trabalho são uma calamidade e uma injustiça e sempre devido à falta de cuidado”, disse o papa.

A causa do incidente ainda está sob investigação, enquanto o Ministério Público de Ivrea, região do Piemonte, abriu um processo por desastre ferroviário por negligência e homicídio múltiplo.

“Rezo pelos familiares das vítimas; quero que saibam que o bispo e a Igreja de Turim estão com eles, partilhando o seu sofrimento nestes momentos difíceis”, disse o arcebispo de Turim, dom Roberto Repole. “Por isso, espero que a política e as empresas reajam fortemente e criem condições para evitar que estas tragédias se repitam”.

O arcebispo de Bolonha, cardeal Matteo Zuppi, presidente da Conferência Episcopal Italiana, exortou a buscar soluções para melhorar a segurança dos trabalhadores, em geral, e comentou: “Enquanto rezamos por eles e pelo condutor envolvido no acidente, pedimos que não se resignem diante dessas tragédias recorrentes. Não são só estatísticas (com três vítimas por dia), mas são rostos, pessoas."