Hoje, 1º de setembro, é o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação, criado pelo papa Francisco em 2015, em sintonia com o tema da sua encíclica Laudato si', sobre o cuidado da casa comum. Essa data também dá início ao chamado “Tempo da Criação”, que segue até 4 de outubro, quando a Igreja celebra a festa de são Francisco de Assis.

Na sua mensagem para o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação 2023, publicada no dia 13 de maio e que tem como lema “Que jorrem a justiça e a paz”, o papa Francisco diz que se inspira nas palavras do profeta Amós (5,24): “Jorre a equidade como uma fonte, e a justiça como torrente que não seca".

O papa diz na sua mensagem: “Esta expressiva imagem de Amós diz-nos aquilo que Deus deseja. Deus quer que reine a justiça, que é essencial para a nossa vida de filhos, criados à imagem de Deus, como é a água para a nossa sobrevivência física”.

“Esta justiça não se deve esconder demasiado em profundidade, nem desaparecer como a água que evapora antes de poder sustentar-nos, mas deve surgir onde houver necessidade. Deus quer que cada um procure ser justo em todas as situações e sempre se esforce por viver segundo as suas leis, permitindo à vida florescer plenamente”, continua.

Francisco exorta a ouvir “o apelo a permanecer ao lado das vítimas da injustiça ambiental e climática, pondo fim a esta guerra insensata contra a criação”.

Para enfrentar os desafios, o papa Francisco apela a três ações: “Devemos decidir-nos a transformar os nossos corações, os nossos estilos de vida e as políticas públicas que regem a nossa sociedade”.

O Sínodo da Sinodalidade

Na sua mensagem, o papa Francisco diz que “este ano, o encerramento do Tempo da Criação, na festa de São Francisco a 4 de outubro, coincidirá com a abertura do Sínodo sobre a Sinodalidade. Como os rios que são alimentados por mil ribeirinhos e torrentes maiores, o processo sinodal, iniciado em outubro de 2021, convida todos os componentes, a nível pessoal e comunitário, a convergirem num majestoso rio de reflexão e renovação”.

“Todo o Povo de Deus está envolvido num abrangente caminho de diálogo sinodal e conversão”, diz.

A primeira fase do Sínodo da Sinodalidade foi inaugurada em outubro de 2021. Ao final das etapas diocesana e continental, duas sessões acontecerão no Vaticano: a primeira, de 4 a 29 de outubro de 2023, e a segunda em outubro de 2024.

Concluindo, o papa deseja que neste Tempo da Criação “trabalhemos e rezemos para que a nossa casa comum seja novamente repleta de vida. Que o Espírito Santo continue a pairar sobre as águas e nos guie para renovar a face da terra (cf. Sl 104, 30)”.