A intenção de oração do papa Francisco para o mês de setembro de 2023 é pelas pessoas marginalizadas, “para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida subumanas, não sejam esquecidas”.

 

“Um sem teto que morre na rua nunca vai aparecer na primeira página dos navegadores da Internet ou dos noticiários”, disse o papa Francisco no vídeo publicado pela Rede Mundial de Oração do Papa.

"Como conseguimos atingir este nível de indiferença? Como é que deixamos que a 'cultura do descarte', na qual milhões de homens e mulheres não valem nada em relação aos benefícios econômicos, como é que deixamos que esta cultura domine as nossas vidas, as nossas cidades, o nosso modo de vida?”

“Nossos pescoços vão endurecer de tanto olhar para o outro lado, para não ver esta situação. Por favor, paremos de tornar invisíveis aqueles que estão à margem da sociedade, seja por motivos de pobreza, dependência, doença mental ou deficiência”, disse Francisco no seu vídeo mensal de intenção de oração.

“Concentremo-nos no acolhimento. Em acolher todas as pessoas que precisam. A ‘cultura do acolhimento’, de receber, de dar um teto, de dar um lar, de dar amor, de dar calor humano”, disse ele. “Rezemos para que as pessoas que vivem à margem da sociedade, em condições de vida subumanas, não sejam esquecidas pelas instituições e nunca sejam descartadas”.

Na mensagem para o VII Dia Mundial dos Pobres, a ser comemorado em 19 de novembro de 2023, o papa Francisco relembra o ensinamento bíblico: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar» (Tb 4, 7)