A Igreja Católica celebra hoje (15) a solenidade da Assunção da Virgem Maria. Várias cidades americanas importantes devem seu nome à Mãe de Deus.

1. Assunção

A atual capital do Paraguai foi fundada em 1537. Seu nome original era La Muy Noble y Leal Ciudad de Nuestra Señora Santa María de la Asunción (A muito nobre e leal cidade de Nossa Senhora Santa Maria da Assunção).

O espanhol Domingo Martínez de Irala, que seria governador da cidade, foi quem deu o nome à cidade.

2.Buenos Aires

A capital da Argentina foi fundada em 1536 e seu nome original era Real de Nuestra Señora Santa María del Buen Ayre (Real de Nossa Senhora Santa Maria do Buen Ayre).

Pedro de Mendoza foi o espanhol que escolheu esse título em homenagem à padroeira dos marinheiros de Sevilha, Nossa Senhora del Buen Ayre, também chamada de Buen Aire ou Bonaira.

Em 1580, Juan de Garay renomeou Buenos Aires como "Cidade da Trindade", nome que manteve até 1996, ano em que recebeu seu nome atual: Cidade Autônoma de Buenos Aires (CABA).

3. Bogotá

O espanhol Gonzalo Jiménez de Quesada fundou a atual capital da Colômbia em 1538 e a nomeou Nuestra Señora de la Esperanza (Nossa Senhora da Esperança).

Um ano depois, em 1539, seu título foi mudado para Santa Fé.

O nome Santa Fé de Bogotá não era oficial durante a época colonial, mas seu uso tornou-se comum devido à necessidade de distinguir esta Santa Fé de outras cidades de mesmo nome, sendo Bogotá a denominação indígena da região.

4. Cidade da Guatemala

A capital, que leva o mesmo nome do país, foi fundada pelos espanhóis em 1776.

O título oficial é Nueva Guatemala de la Asunción (Nova Guatemala da Assunção).

5. Panamá

A capital do Panamá foi fundada em 15 de agosto de 1519 como "Nossa Senhora da Assunção do Panamá", no dia em que a Igreja celebra a Mãe de Deus.

O espanhol Pedro Arias Dávila foi quem a batizou assim.

6. La Paz

Embora a capital constitucional e histórica da Bolívia seja Sucre, La Paz é atualmente a sede do governo.

Mais em

La Paz foi fundada em 20 de outubro de 1548 pelo conquistador espanhol Alonso de Mendoza, com o nome de Nossa Senhora de La Paz, devido à pacificação das guerras civis no Vice-Reino do Peru.

A cidade foi depois transferida para sua localização atual no Vale Chuquiago Marka.

7. Los Angeles

Los Angeles é a segunda maior cidade do país e tem cerca de 50% de habitantes latinos.

O padre Juan Crespí, um missionário franciscano espanhol, encontrou um rio na área da atual cidade que chamou de "El Río de Nuestra Señora La Reina de Los Ángeles de Porciúncula" (O Rio de Nossa Senhora a Rainha dos Anjos de Porciúncula) e aconselhou que uma missão de evangelização fosse estabelecida naquele território.

Em 14 de setembro de 1781, segundo a história local, 44 moradores da região, acompanhados por dois padres e um esquadrão militar, chegaram ao local sugerido pelo padre Crespí para fundar uma cidade e fundaram o "Pueblo de Nuestra Señora la Reina de los Ángeles de Porciúncula” (Povoado de Nossa Senhora a Rainha dos Anjos de Porciúncula), inspirado no nome do rio.

Los Angeles mais tarde tornou-se parte do reino espanhol, dentro do Vice-Reino da Nova Espanha. Após a independência da Nova Espanha em 1821, a cidade foi anexada ao território do México.

Após a guerra entre o México e os EUA em meados do século XIX, Los Angeles e outros territórios passaram a fazer parte do Estado da Califórnia.

Confira também: