No domingo passado, um milhão e meio de jovens que passaram a noite ao ar livre no parque Tejo, Portugal, acordaram ao som do "padre DJ", como foi apelidado o padre que tocou música eletrônica antes da missa final da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) Lisboa 2023.

 

O DJ é o padre Guilherme Guimarães Peixoto, português de 49 anos que pertence ao clero da arquidiocese de Braga, Portugal. É pároco das igrejas de Laúndos e Amorim, no município de Poveiro, há 13 anos, e capelão do Exército Português.

Por volta das 7h no domingo (6), o padre subiu ao palco principal da JMJ para animar os peregrinos e “acordá-los” com sets de música eletrônica. Durante a madrugada, os jovens participaram da vigília com o papa Francisco e depois pernoitaram na esplanada.

Elizabeth Alva, da Califórnia, EUA, que estava no Parque Tejo no domingo, disse à ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, “que o espetáculo foi a primeira coisa que todos ouviram ao acordar na manhã” e que “todos ficaram muito felizes”.

“Isso nos faz sentir que os padres na Igreja não são apenas idosos, mas têm interesses parecidos aos nossos, como a música techno. Não ouvi ninguém dizer que não gostou da música", disse ela.

O padre Peixoto nasceu em 31 de julho de 1974, com muitos problemas de saúde que o levaram à beira da morte. No entanto, sua família rezou dia e noite por sua recuperação e ofereceu sua vida ao Senhor.

O menino se recuperou e cresceu no meio de uma família católica praticante, que constantemente o fazia participar da missa.

Inspirado pelo padre da igreja de sua cidade natal, ele quis entregar a sua vida a Deus e entrou no seminário aos 13 anos. Estudou Teologia em Braga e ordenou-se sacerdote em 11 de julho de 1999, com 24 anos.

Começou a sua carreira como DJ para apoiar financeiramente a paróquia de São Miguel de Laúndos, município de Póvoa de Varzim.

“Ser DJ nasceu na comunidade e com a comunidade, não foi algo que desenvolvi separadamente. Foi em 2006, em Laúndos, aonde cheguei no ano anterior. Tínhamos uma grande dívida (o fim da reforma da residência paroquial), não tínhamos salas de catequese e havia necessidades a resolver. Falei com as irmandades e com a autarquia para nos ajudar”, contou em entrevista ao Jornal de Guimarães.

Após o sucesso dos seus primeiros concertos, uma irmandade cedeu-lhe um terreno e, juntamente com voluntários, fundou o “Ar de Rock Laúndos”, um espaço familiar onde se toca música techno para arrecadar fundos para a melhoria do templo.

Hoje o padre Peixoto é um DJ conhecido nacionalmente com 170 mil seguidores no Instagram.

“O que fazemos, o fazemos para Deus, para a glória de Deus e é aí que termina. Se houver interesse em ser reconhecido, o projeto morre ao nascer", disse na entrevista.

Recentemente, referindo-se à sua participação na JMJ Lisboa 2023, ele disse que tudo foi preparado para “ser um hino de glória a Deus”.

“Assim deve ser a nossa vida, o que fazemos é para a glória de Deus”, disse à Agência Ecclesia, da Conferência Episcopal Portuguesa.

“A música pode ter mensagem, pode não ter mensagem, depende da perspectiva de quem a faz. Também tento deixar minha marca como sacerdote, como cristão, como Igreja. Que a própria música, para estes dias, seja uma viagem de alegria, de paz, de harmonia, de espiritualidade, de fé, e que se divirtam e no final levem algo no coração”, acrescentou.

O padre Peixoto lançou o álbum de techno melódico “Jornada Mundial da Juventude 2023 LP”, que é composto por seis canções: “Aleluia e Glória”; "Luz infinita"; "Levanta os caídos"; “Esta é a Juventude do Papa” e “Non Abiatte Paura”.

Mais em

Confira também: