Invenções originais para fugir do calor, pedidos de casamento, música e danças pela rua, "um padre dj", os melhores abraços, iniciativas de oração, encontros com Cristo... contamos o lado espontâneo da JMJ de Lisboa.

1. Uma imagem vale mais que mil palavras

É sem dúvida a imagem que resume a JMJ. A foto mostra vários jovens levantando um brasileiro doente em uma cadeira de rodas.

Como o padre Omar Sánchez Portillo disse, “esta foto reflete o que é a Igreja”.

Esta JMJ deixa também muitas imagens como lembrança:

 

 

 

 

2. Silêncio diante da Eucaristia

Na noite de sábado, durante a vigília, o silêncio reinou no Parque Tejo. Mais de um milhão e meio de pessoas caíram de joelhos diante da Eucaristia.

Mais em

 

3. Pedido de casamento inesperado

Carlos Wilson da Silva, 30 anos, e Angélica Jesus Macedo, 35 anos, ficaram noivos no dia 3 de agosto, no santuário de Fátima, Portugal. O pedido de noivado foi uma surpresa para a noiva e para todos que estavam no local.

 

Na segunda-feira (31), Sergio surpreendeu a todos ao subir ao palco diante de 60 mil peregrinos espanhóis da JMJ em Lisboa e pedir a sua namorada Aurora em casamento. Eles são da arquidiocese de Granada.

 

4. Os abraços

Durante estes dias, também foram vistos gestos de carinho nas ruas de Lisboa.

Os abraços tiveram papel fundamental, principalmente nos momentos de cansaço e nos reencontros de velhos amigos separados pela distância.

 

Entre todos, houve um abraço especial, aquele que um voluntário com Síndrome de Down deu ao papa Francisco antes de sua volta a Roma:

O abraço que o papa deu a Francis e Jerome, dois coroinhas portugueses também com síndrome de Down, não passaram despercebidos.

 

5. “Padre DJ” acorda os jovens no Parque Tejo

Depois de passarem a noite ao ar livre no Parque Tejo, os jovens acordaram com um original “despertador”.

Foi o padre Guilherme, o “padre DJ” português que deu bom dia a um 1,5 milhão de peregrinos tocando música tecno.

 

 

6. Invenções contra o calor

As altas temperaturas na capital portuguesa obrigaram os jovens a descobrir como aguentar o calor.

 

Centros comerciais superlotados para aproveitar o ar-condicionado, guarda-sóis como guarda-sóis ou “lojas” construídas entre latas de lixo foram algumas das soluções originais contra o sol escaldante.

7. Danças e música: o hino da JMJ

As músicas e as danças também foram os protagonistas desta Jornada Mundial da Juventude.

 

 

 

8. Cartões postais que foram entregues na cidade da alegria

No "parque do perdão" da Cidade da Alegria, onde o papa Francisco confessou três jovens, distribuíram-se postais onde se lia em inglês: "Encontrei Jesus em Lisboa".