O padre mexicano Héctor Ramírez, iniciador do apostolado Mater Fátima, fala sobre as sete missões recebidas pela Igreja que peregrina em Portugal que podem ser aproveitadas pelos peregrinos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ).

Como contexto para este momento, o padre Ramírez disse, em conversa com a ACI Prensa, agência em espanhol do grupo ACI, que a nação portuguesa se uniu a Jesus e Maria por dois gestos de fé dos seus reis. Afonso I, primeiro rei de Portugal, do século XII, "teve uma visão de Nosso Senhor", conta o padre, e consagrou o país a Jesus. No século XVII, João IV "entrega a coroa do Rei, colocando-a aos pés da Virgem Maria".

Ramírez considera que “Portugal é um país privilegiado”, porque as autoridades civis “entregaram estas terras primeiro a Jesus e depois a Maria”

Assim, na época das aparições, “Portugal era um país católico”. No entanto, "ele estava sendo fortemente atacado pela Maçonaria". Ramírez falou sobre o prefeito de Urén, "que era maçom, sequestrou os pastorinhos de Fátima" fazendo-os crer que os levaria à aparição marcada para o dia 13 de agosto de 1917, que acabou por acontecer no dia 19.

Neste contexto, é possível enunciar um conjunto de missões confiadas a Portugal que, segundo o padre Ramírez, podem ser acolhidas pelos participantes na JMJ Lisboa 2023.

1. Custodiar a fé

"A Virgem não especificou, mas dá a entender que alguns países perderão a fé", diz Ramírez. No entanto, de Portugal disse que isso não aconteceria e, "portanto, seriam custódios da fé".

O padre Ramírez acrescenta que a irmã Lúcia, vidente de Fátima, disse que esta missão de preservação da fé estaria em vigor “se não aprovassem o divórcio, o aborto e a eutanásia”.

2. Consagração a Maria

Dentro da promoção à devoção ao Imaculado Coração de Maria, em Fátima são indicadas algumas práticas muito concretas. "A primeira é a consagração". Nesse sentido, o padre lembra que não foi feita em relação à Rússia “quando foi solicitada e por isso as consequências históricas foram atrozes”.

A partir disso, continua, “também nós somos chamados a consagrar-nos ao Imaculado Coração de Maria para que nos conduza ao Sagrado Coração de Jesus”.

3. Comunhão reparadora

A segunda prática relacionada com a devoção ao Imaculado Coração é "a Comunhão reparadora dos primeiros cinco sábados de meses consecutivos", diz o padre Ramírez.

Esta missão transmitida por Nossa Senhora em Fátima foi confirmada “enquanto a irmã Lúcia estava na Espanha”, diz.

Tanto a consagração quanto a comunhão reparadora são as duas condições apresentadas pela Virgem "para trazer a paz ao mundo", acrescenta o padre.

4. Santo terço diário

O pedido de rezar o terço diariamente foi “a única coisa que a Virgem Maria repetiu seis vezes” diante dos pastorinhos, que também pediram “de modo especial que peçam a paz”.

5. Rezar pelo papa

A quinta missão que emana das aparições de Fátima e que pode ser abraçada pelos peregrinos da JMJ de todo o mundo é “resgatar o amor ao Santo Padre” da mesma forma que fizeram os pastorinhos, especialmente santa Jacinta.

6. Rezar pelas almas do purgatório

Mais em

O padre Héctor Ramirez falou sobre a oração que Nossa Senhora pediu para ser rezada após cada dezena do santo terço que, segundo ele, “está mal rezada”.

A primeira parte "Ó meu Jesus, perdoai-nos, livrai-nos do fogo do inferno” refere-se a uma petição para os vivos. "Quem pode ser condenado? Bem, aquele que está vivo”, diz.

Na sua continuação, costumamos dizer "levai as almas todas para o céu e socorrei principalmente aquelas que mais precisarem". Segundo o padre Ramírez, há uma variante aprovada pela Igreja que usa a palavra “alminha”, “que são as almas do purgatório” segundo uma interpretação.

7. Contemplar a Eucaristia

Para Ramírez, Fátima é “um convite à contemplação, sobretudo na Eucaristia. São Francisco Marto passava muito tempo em adoração”, diz o padre Ramírez.

Confira também: