O bispo de Barbastro-Monzón, dom Ángel Pérez Pueyo, nomeou como novo reitor do santuário de Torreciudad um padre que não faz parte da Opus Dei, alegando não ter recebido uma lista proposta pela prelazia. Em comunicado, a prelazia da Opus Dei disse ter recebido "com surpresa" a decisão tomada "unilateralmente" pelo bispo.

Inaugurado em 1975, o atual santuário de Torreciudad foi promovido pelo fundador da Opus Dei, são Josemaria Escrivá de Balaguer.

A devoção pessoal do prelado tem origem na de seus pais à imagem de Nossa Senhora dos Anjos, diante da qual foram pedir saúde para o filho quando o futuro santo tinha apenas dois anos. Fizeram-no na pequena ermida situada nas margens do Embalse del Grado, onde a imagem é venerada desde o século XI.

A nomeação do novo reitor

Segundo um comunicado da diocese de Barbastro-Monzón, "foi exposto à prelazia a pertinência de propor a este bispado uma lista de sacerdotes para efetuar essa nomeação de reitor” há alguns meses. Mas, como não recebeu resposta, “depois de vários requerimentos, optou-se pela nomeação do padre José Mairal, pároco de Bolturina-Ubiergo, a cuja paróquia pertence a ermida-santuário de Torreciudad”.

O padre diocesano assumirá no dia 1º de setembro “o cuidado pastoral e ministerial” do santuário “juntamente com os sacerdotes Ángel Lasheras, Pedro J. García de Jalón e de la Fuente e Eduardo Martínez Ruipérez”, membros da Opus Dei.

Ao mesmo tempo, afirma-se que a designação é feita “para regularizar a sua situação canônica junto à diocese”, sem especificar qual situação se pretende resolver.

A controvérsia parece residir no esclarecimento sobre a titularidade da ermida originária de Torreciudad, situada a poucos metros do santuário, bem como sobre a titularidade da talha da Virgem, que se conserva no local que a Prelazia construiu no último terço do século XX.

A resposta da Opus Dei

Em comunicado, a prelazia da Opus Dei disse que "não cabe ao bispo fazer esta nomeação, pois é um templo da prelazia".

A Opus Dei diz que o templo foi erguido sob a figura jurídica de "oratório da prelazia", ​​que foi financiado "com doações promovidas por fiéis da Opus Dei, cooperadores e muitas outras pessoas de Aragão e do mundo inteiro", e que a propriedade do local corresponde à Fundação Canônica Nuestra Señora de los Ángeles de Torreciudad.

Além disso, disse que, segundo seus estatutos, aprovados em 1980, “a nomeação do reitor e a nomeação dos sacerdotes que se ocupam da atenção pastoral corresponde ao vigário regional da prelazia”.

Sobre a falta de cooperação indicada pelo bispado, a prelazia respondeu que "há mais de um ano se dirigiu ao bispo da diocese, a fim de iniciar um trabalho conjunto – que não foi concluído – para preparar novos estatutos, a fim de erigir Torreciudad como santuário diocesano" e estabelecer um convênio semelhante ao vigente em outras dioceses da Espanha e do exterior.

A Opus Dei acrescentou que “este trabalho conjunto, embora desenvolvido num clima de colaboração mútua, não tem estado isento de dificuldades de compreensão e interpretação por parte da diocese”.

Por fim, a prelazia disse que "estudará este assunto com cuidado e em espírito de comunhão eclesial" e que seu objetivo é "continuar colaborando com a diocese no trabalho evangelizador que se realiza a partir de Torreciudad".

O santuário é propriedade do Patronato de Torreciudad, entidade sem fins lucrativos classificada como de utilidade pública cuja principal missão é manter o local e promover as peregrinações.

O Patronato conta com um conselho de administração composto por nove leigos, presidido por María Victoria Zorzano, e um comitê de direção formado pelos sacerdotes Ángel Lasheras e Pedro José García de Jalón e pelos leigos José Luis Heitzmann (gerente), Javier Conchillo e Carlos Figuero (diretor de promoção).

A equipe de sacerdotes é completada pelos padres Ricardo López-Pardo e José María García Pou, conforme consta em seu site. Além disso, o santuário conta com nove pessoas dedicadas ao acolhimento de grupos de peregrinos.

Segundo o Relatório Anual de 2022, o santuário de Torreciudad recebeu "cerca de 190 mil visitantes" no ano passado e suas transmissões pelo YouTube atingiram 575 mil visitar procedentes de 34 países.

Esse documento assegura que “o trabalho pastoral do santuário é confiado à Prelazia da Opus Dei, que assume o cuidado espiritual dos peregrinos e visitantes que assim o desejarem”.

Mais em

Confira também: