O papa Francisco teve uma audiência ontem (18) com as crianças que participam de uma colônia de férias de verão dentro do Vaticano gerida pelos salesianos. O papa lhes contou quem são seus super-heróis.

O diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, Matteo Bruni, disse que o papa encorajou as crianças a serem gratas aos pais e lembrou a importância de ter “uma relação saudável com o mundo digital”.

Segundo Vatican News, uma participante chamada Elena perguntou ao papa quem eram seus super-heróis. Ele respondeu com entusiasmo: "Os avós".

Francisco disse que isso ocorre porque os avós "têm sabedoria". Por isso, destacou que é importante conversar com eles.

Em imagens divulgadas por Vatican News, o papa Francisco aparece feliz conversando com os pequenos, como se fosse um avô com seus netos.

As crianças também aproveitaram para mostrar algumas coisas que vêm fazendo, como pinturas e artesanatos. Mostraram-lhe inclusive um desenho que fizeram dele e colocaram nele uma medalha de papelão com a palavra "herói".

O papa também usou uma pulseira colorida na mão direita com a imagem de dom Bosco, fundador da família salesiana.

A colônia de férias e oratório salesiano

A colônia de férias “Estate ragazzi in Vaticano” (Verão das Crianças no Vaticano) acontece na Sala Paulo VI, de 3 de julho a 4 de agosto, e reúne cerca de 250 participantes, entre crianças e adolescentes dos 5 aos 13 anos.

O encarregado de coordenar este trabalho é o padre Franco Fontana, diretor da comunidade salesiana que está dentro do Vaticano e capelão dos Museus do Vaticano.

Em entrevista a L'Osservatore Romano, o sacerdote disse que "o espírito da iniciativa é o do oratório, ou seja, não só brincar, mas também formar. A síntese disso pode ser encontrada no portão de entrada das piscinas, onde está fixada uma placa com a escrita: ‘Colônia de Férias’, mas atrás dela está escrito: ‘Oratório de verão’".

Este trabalho é realizado pelo quarto ano consecutivo e desta vez tem como tema “Bee Heroes” (“Heróis abelhas”), um jogo de palavras em inglês com o qual as crianças são convidadas a serem heróis e aprender com as abelhas. “Queremos construir relações autenticamente fraternas na comunidade”, disse o padre Fontana.

As crianças recebem café da manhã, almoço e lanche. Além disso, atrás dos Museus Vaticanos existem momentos formativos e espaços de jogos, onde também se encontram piscinas e quadras de tênis.

Entre os formadores estão três salesianos e duas filhas de Maria Auxiliadora. Além disso, cerca de 20 jovens participam como animadores e já viveram a experiência da Colônia de Férias do Vaticano.

Segundo a Agência de Notícias Salesiana, ANS, há poucos dias o futuro cardeal e reitor-mor dos Salesianos, padre Ángel Fernández Artime, também esteve presente entre os jovens.

Mais em

Confira também: