A padroeira de Recife, Nossa Senhora do Carmo está sendo comemorada na basílica do Carmo, no centro de Recife desde o dia 6 de julho, com o hasteamento da bandeira à Virgem do Carmo. Esta é a 327ª festa da padroeira e tem como tema: “Mãe do Carmelo, em tua vocação contemplamos tudo que desejamos ser na Igreja”, e o lema: “O teu sim é também nosso sim”. A Expectativa dos organizadores é que 300 mil pessoas participem da solenidade de Nossa Senhora do Carmo, no domingo, 16 de julho.

A festa é organizada pelos frades da Província Carmelitana Pernambucana e a Ordem dos Irmãos da Bem-Aventurada Virgem Maria do Monte Carmelo. E durante os 10 dias de comemorações, são mais de 80 missas celebradas dentro da Basílica do Carmo, na Igreja da Ordem Terceira do Carmo e no Claustro do Convento.

O reitor da basílica do Carmo e responsável pela festa, frei Cidmário Bezerra de Arruda disse a ACI Digital que o primeiro patrono da cidade de Recife é santo Antônio, “mas Nossa Senhora tem sempre a primazia diante de qualquer outro santo da igreja”. Ele acredita “que foi o povo mesmo que teve esse desejo de consagrá-la como padroeiro da cidade”.

O reitor disse que a devoção dos fiéis de Recife à Nossa Senhora do Carmo surgiu a partir “da experiência” e “da oração” com “uma pequena imagem”, em “uma pequena capela que existia” e “com o passar do tempo, essa devoção foi crescendo” na basílica e “os frades começaram também dar ênfase a esta festa”, transformando a devoção popular “ naquilo que ela hoje é:  a expressão do povo do Recife que tem um carinho e um amor por Nossa Senhora do Carmo”, frisou o frade.

Frei Cidmário ressaltou que a festa de Nossa Senhora do Carmo é uma vivência de “um momento forte de expressão de fé e de amor, por meio de Maria Santíssima”.

“Este ano somos chamados a experimentar mais de perto o chamado de Deus através das reflexões em torno do Ano Vocacional que o Santo Padre, o Papa Francisco, instituiu. Queremos contemplar a figura de Maria, essa vocacionada do Pai. Nós Carmelitas queremos mais uma vez colocar a nossa vida e caminhada de fé sobre os cuidados atentos da Mãe, Rainha e Formosura do Carmelo, renovando o compromisso de imitar suas virtudes, renovando nosso sim para que se assemelhe ao dela”, enfatizou o reitor.

A festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo foi instituída para comemorar a sua aparição a são Simão Stock, em 16 de julho de 1251. São Simão propagou esta devoção e compôs o hino “o Flos Carmeli” (A flor do Carmelo), que diz: “Flor do Carmelo, vide florida. Esplendor do Céu. Virgem Mãe incomparável. Doce Mãe, mas sempre virgem. Sede propícia aos carmelitas. Ó Estrela do mar”. Nossa Senhora apareceu a Stock rodeada de anjos e entregou um escapulário em suas mãos e lhe disse: “Recebe, meu filho muito amado, este escapulário de tua ordem, sinal do meu amor, privilégio para ti e para todos os carmelitas. Quem com ele morrer, não se perderá. Eis aqui um sinal da minha aliança, salvação nos perigos, aliança de paz e amor eterno”.

O recém nomeado arcebispo da arquidiocese de Olinda e Recife e vice-presidente da CNBB, dom Paulo Jackson Nóbrega de Sousa esteve no segundo dia novena, no dia 7 de julho e pregou sobre “Maria, Mãe e inspiração da vocação batismal”.  Esta foi a primeira participação de dom Jackson em Recife, ele irá assumir a arquidiocese no dia 13 de agosto.

No sábado (15), véspera da solenidade de Nossa Senhora do Carmo, haverá missas na basílica de hora em hora, das 7h às 15h. No Claustro da Basílica, as missas serão a cada duas horas, a partir das 8h30 até às 16h30. Às 18h, será celebrado as vésperas solenes em honra à Santíssima Virgem Maria do Monte Carmelo, onde será apresentado o novo manto da Nossa Senhora Peregrina, que sairá em procissão pelas ruas do Recife no dia 16.

No dia da festa litúrgica de Nossa Senhora do Carmo, 16 de julho, haverá 11 missas de hora em hora na basílica do Carmo, a partir de meia-noite até às 14h. 10 missas de hora em hora no claustro da basílica, das 5h30 às 14h30 e 3 missas na igreja da Ordem Terceira do Carmo, às 6h, 10h e 12h.

A missa solene acontecerá às 16h e será campal, no pátio da basílica, celebrada pelo administrador apostólico da arquidiocese de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido. Após a celebração, terá a tradicional procissão com a imagem de Nossa Senhora do Carmo Peregrina, que vai percorrer as principais ruas e avenidas do centro de Recife. Ao final da procissão, a imagem peregrina de Nossa Senhora do Carmo será conduzida para um outro andor e sairá pela fachada posterior da basílica em carreata até a igreja do Carmo de Olinda.

Maiores informações nas redes sociais da basílica do Carmo.

 

 

Confira também:

Mais em